Deputados debatem assaltos no bairro Lagoinha, em BH

Alunos e funcionários do Centro Universitário de Belo Horizonte são vítimas de criminosos. Reunião é nesta terça (7).

03/07/2015 - 14:44

A criminalidade no bairro da Lagoinha, em Belo Horizonte, é tema de audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (7/7/15), às 9 horas, no Plenarinho I. De acordo com informações do gabinete do vice-presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), a reunião visa a atender uma solicitação do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). A principal queixa da direção do centro universitário é com relação aos assaltos a mão armada que acontecem nas imediações de seus prédios, em especial na passarela do Viaduto Senegal, sobre a Avenida Antônio Carlos.

O requerimento para realização da reunião é assinado por João Leite e pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT). De acordo com relatos publicados pela imprensa, estudantes do UniBH se queixam que os assaltos são feitos, geralmente, por usuários de drogas armados com facas. Apesar de eles se concentrarem principalmente na passarela do Viaduto Senegal, as abordagens também acontecem na entrada principal do centro universitário, na Rua Diamantina, e na Rua Rio Novo, que fica na lateral.

Convidados - Estão convidados a participar da audiência pública o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Wanderson Gomes da Silva; o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Wellington Magalhães; a reitora do UNI-BH, Vânia Amorim Café de Carvalho; o padre Sebastião Diogo de Melo, da Paróquia São Cristóvão; o pastor Márcio Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha; o presidente do Diretório Central dos Estudantes do UNI-BH Lagoinha, Fernando Augusto Reis Ferreira; o diretor administrativo do DCE do UNI-BH Lagoinha, Éber Rocha Júnior; a diretora do Campus Antônio Carlos do UNI-BH, Cynthia Freitas de Oliveira Enoque; o diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (Facisa), Antônio Baião de Amorim; e a presidente do Movimento Lagoinha Viva, Maria Teresa Vergueiro Silva.