Deputados vão verificar as condições da Lagoa Várzea das Flores - Arquivo/ALMG

Comissão de Meio Ambiente visita Lagoa Várzea das Flores

Poluição é um dos principais problemas da lagoa, localizada entre Betim e Contagem.

03/07/2015 - 11:44

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai até Contagem, na próxima segunda-feira (6/7/15), para verificar as condições da Lagoa Várzea das Flores, localizada entre Betim e Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A visita, marcada para as 10 horas, foi requerida pela deputada Marília Campos (PT) e os deputados Ivair Nogueira (PMDB), Cássio Soares (PSD), Rogério Correia (PT) e Geraldo Pimenta (PCdoB). O ponto de encontro para a visita é na Avenida Alvaro Santos, 1220, bairro Ouro Branco (Marginal da LMG 808).

A Lagoa Várzea das Flores é responsável pelo abastecimento de água de 10% da população da RMBH, de acordo com o diretor de Operação Metropolitana da Copasa, Rômulo Thomaz Perilli, que participou de uma audiência na ALMG no início do mês. Na ocasião, ele explicou que a proximidade com a região consumidora faz com que o custo do transporte dessa água seja baixo, mas, em compensação, a poluição tem exigido cada vez mais gastos com o tratamento. Na avaliação de Perilli, a ocupação desordenada é a maior causa do aumento da poluição na lagoa. “Não podemos impedir o crescimento de Betim e Contagem, mas a ocupação precisa ser planejada”, afirmou na ocasião.

De acordo com a deputada Marília Campos, a visita é importante para que a ALMG, em meio ao atual contexto de crise hídrica, some esforços para solucionar os problemas pelos quais passa a represa. "Já fizemos uma audiência pública para discutir a questão de Vargem das Flores e o próximo passo é essa visita. A situação de poluição no lago tem nos preocupado bastante, assim como as alterações feitas no zoneamento urbano de Contagem, que permitem uma superocupação do entorno de Vargem das Flores”, disse.

Itinerário - Pelo lado de Contagem, o primeiro ponto a ser visitado será o córrego Água Suja. Em seguida, a comissão segue para a nascente que forma o córrego Morro Redondo, no São Remo, e para o espelho d'água da Lagoa de Várzea das Flores, pelo bairro Solar do Madeira. Pelo lado de Betim, os deputados visitam a estação de captação de água da Copasa.

Convidados - Foram convidados para participar da visita o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio de Souza Cruz; a diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Adriana Araujo Ramos; a diretora-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Inácio Meireles Chenna; o secretário Municipal de Meio Ambiente de Betim, Luciano Flório da Silveira; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Contagem, Antônio Carlos Xavier da Gama; o gestor da Área de Preservação Ambiental Vargem das Flores, Marcus Vinicius Pereira Bittencourt; o presidente da Associação dos Protetores, Usuários e Amigos da Represa Várzea das Flores (APUA Várzea das Flores – Betim), Ronner Gontijo; o presidente da Associação de Proprietários de Áreas da Vargem das Flores, Jeferson Rios Domingues.