Volta dos jogos preliminares ao Campeonato Mineiro em pauta

Comissão de Esporte vai discutir, nesta terça (7), possibilidade de volta dessas partidas de futebol.

03/07/2015 - 11:47

A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza reunião nesta terça-feira (7/7/15) para debater a possibilidade de volta das partidas preliminares aos jogos do Campeonato Mineiro. O requerimento pela audiência pública, que será às 11 horas, no Plenarinho II, é do deputado Fábio Avelar Oliveira (PTdoB).

Justificando a reunião, Fábio Avelar destacou que outros estados brasileiros, como o Rio de Janeiro e a Bahia, mantêm a tradição das preliminares, comuns no futebol mineiro há alguns anos, sob a responsabilidade da Federação Mineira de Futebol (FMF). “É uma oportunidade única para equipes de juniores se apresentarem antes do jogo principal em palcos como o novo Mineirão. Além de uma atração a mais para o público, é uma chance de revelarmos novos talentos”, afirmou.

O parlamentar lembrou o caso do atleta Ronaldo Rodrigues de Souza, de Nova Serrana (Centro-Oeste de Minas). O zagueiro, revelação das categorias de base do Cruzeiro, atuou pela Seleção Brasileira na conquista do título de 2015 do Campeonato Sul-Americano.

Ainda segundo o gabinete de Fábio Avelar, até os anos 1990, eram realizados no Mineirão os jogos preliminares antes das partidas do Campeonato Mineiro de Futebol. Mas os dirigentes dos grandes clubes teriam pedido o término das preliminares alegando que o gramado estava sendo prejudicado. Na avaliação do deputado, a volta das partidas seria benéfica para o esporte, pois possibilitaria o uso social dos estádios, a atração de mais famílias para os jogos e a redução da violência.

Convidados - Para a audiência desta terça, foram convidados: o ministro do Esporte, George Hilton dos Santos; o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves; os presidentes dos times de futebol: América Futebol Clube, deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT); Clube Atlético Mineiro, Daniel Nepomuceno; Cruzeiro Esporte Clube, Gilvan de Pinho Tavares; além do vice-presidente do Guarani Esporte Clube de Divinópolis, Vinicius Antônio Morais.

Também foram chamados os presidentes da Federação Mineira de Futebol, Castellar Modesto Guimarães Neto; da Minas Arena - Gestão de Instalações Esportivas, André Luis Santana Moraes; da Federação Carioca de Futebol, Rubens Lopes da Costa Filho; da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues Gomes; da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE), Luiz Carlos Gomes; e o sócio diretor da BWA - Administração de Arenas, Bruno Balsimelli.