O deputado Antônio Jorge (à esquerda) classificou o encontro como bastante produtivo

Comissão cobra mais apoio federal para combate às drogas

Programa “Crack, é possível vencer”, do Ministério da Justiça, não estaria funcionando satisfatoriamente em Minas.

01/07/2015 - 18:37

A expansão do programa “Crack, é possível vencer”, do Ministério da Justiça, foi tratada pelo presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antônio Jorge (PPS), em visita ao secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, em Brasília, nesta quarta-feira (1º/7/15).

O deputado Antônio Jorge classificou o encontro como bastante produtivo. “Conversamos sobre a possibilidade de expansão desse programa federal em Minas Gerais. Levei ao secretário nossa preocupação com a baixa adesão, sobretudo sobre a insatisfação de gestores municipais. A maioria lamenta o pouco investimento feito pelo programa no Estado”, explicou. Outros temas em pauta foram o novo marco regulatório das comunidades terapêuticas, aprovado em maio último, e a possibilidade de uma parceria mais estreita entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas com o Executivo e Legislativo mineiros.

O programa “Crack, é possível vencer” é uma parceria entre os Ministérios da Justiça, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e ainda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Trata-se de uma ação integrada e multidisciplinar que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Seus objetivos principais são aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários, enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção por meio da educação, informação e capacitação. O crack é uma droga altamente tóxica feita com pasta de cocaína, de efeito rápido e intenso e que leva o usuário rapidamente à dependência.

Uma das iniciativas mantidas pelo programa é o Disque 132, serviço de orientação sobre drogas que já funciona há mais de dez anos. O Ministério da Justiça atua especificamente nos eixos prevenção e autoridade com ações que contemplam, entre outras, o custeio de vagas em comunidades terapêuticas. Já as ações de repressão no eixo autoridade abrangem, entre outros, operações policiais, capacitação para profissionais de segurança e doação aos Estados e municípios de equipamentos de segurança.