Segundo Ivair Nogueira, Pimentel vem superando as dificuldades financeiras com competência
Para Leonídio Bouças, o dia marca a
Dirceu Ribeiro disse que, quando era prefeito de Ubá, trabalhou em defesa dos professores
Paulo Lamac falou sobre sobre o mínimo constitucional de 1% a ser aplicado em pesquisa

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 30/6/15

Visita do governador à Assembleia para sanção de lei que beneficia servidores da educação domina pronunciamentos.

30/06/2015 - 20:36

Educação 1
A visita do governador à Assembleia foi o tema abordado pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB). Segundo ele, o ato consagra um momento histórico que sela o compromisso feito por Fernando Pimentel e seu vice junto aos educadores de Minas. Ele lembrou a participação dos deputados, em especial do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), e do sindicato da categoria nas negociações. O deputado lembrou ainda a precária situação financeira do Estado, ressaltando que o governador vem superando todas as dificuldades com competência. Na sequência, Ivair Nogueira lembrou que seu partido também é favorável a aprovação dos projetos de lei que beneficiam os servidores da saúde e da defesa social. Em apartes, o deputado Durval Ângelo (PT) também classificou o dia como histórico, a deputada Rosângela Reis (Pros) ressaltou que pagar bem é valorizar a educação, e a deputada Marília Campos (PT) lembrou audiência sobre a represa Várzea das Flores, que motivou fiscalização do Executivo.

 

Educação 2
A presença do governador na ALMG e o modelo empregado pelas escolas polivalentes no Estado, implantadas na década de 1970, foram os assuntos abordados pelo deputado Leonídio Bouças (PMDB). Para o parlamentar, é um dia de festa, pois, segundo ele, não é comum que o governador venha à ALMG para marcar a entrada de uma lei em vigor. “Hoje é o dia da reconciliação do Governo com os professores”, salientou. Sobre as escolas polivalentes, Bouças disse que as instituições, que não existem mais, foram referência para o País, e que se sente orgulhoso por ter estudado em uma dessas escolas públicas de tempo integral. O deputado também ressaltou que os professores das escolas polivalentes, que foram padronizadas na década de 1980, recebiam uma formação especial e por isso eram mais valorizados. Em aparte, o deputado Léo Portela (PR) pediu que a ALMG se posicione contra a ideologia de gênero no Plano Estadual de Educação.

 

Educação 3
O deputado Dirceu Ribeiro (PHS) também lembrou a presença do governador na ALMG e destacou que, na condição de prefeito de Ubá (Zona da Mata), também trabalhou muito em defesa dos professores e pela valorização da educação. Entre suas ações, levou para o município três cursos da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), além de ter garantido terreno para a construção de um campus universitário. Sobre a situação dos servidores da educação atingidos pela inconstitucionalidade da Lei Complementar 100, de 2007, o parlamentar reforçou a viabilidade da sua proposta de criar cargos comissionados de recrutamento restrito. Segundo ele, o servidor seria contratado pelo tempo que falta para se aposentar. Em aparte, o deputado Durval Ângelo disse que os 13.898 servidores ainda desprotegidos terão o vínculo empregatício garantido, mas o vínculo previdenciário só é possível por meio de concurso. E, por fim, o deputado Douglas Melo (PSC) também elogiou o governador e a ALMG pela valorização da educação.

 

Educação 4
O deputado Paulo Lamac (PT) defendeu a valorização dos profissionais de educação para o sucesso das políticas públicas. “Na legislatura passada, não tive a oportunidade de presenciar um ato governamental ser construído coletivamente”, apontou, em referência ao projeto aprovado que extinguiu subsídio e garantiu o Piso Nacional da Educação. Lamac, como presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, afirmou que tem descoberto fatos espantosos sobre questões que antes eram colocadas como realidade. É o caso, segundo ele, do mínimo constitucional de 1% a ser aplicado em pesquisa, alvo de manobras para disfarçar seu não cumprimento. “Essas são as verdadeiras pedaladas fiscais”, definiu. Sobre o impasse da Lei 100, o deputado ressaltou que é responsabilidade do Executivo e do Legislativo construir novas alternativas. Em aparte, o deputado Rogério Correia (PT) lembrou debate sobre a situação do Ipsemg que deve acontecer nesta quinta (2/7) na ALMG.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.