Ação integrada das forças de segurança é tema de reunião
Presidente da ALMG se reúne com representantes do Exército, das polícias e do Poder Judiciário.
29/06/2015 - 15:07A importância do trabalho integrado entre as forças de defesa social do Estado e o Parlamento mineiro foi defendido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), em encontro com lideranças do Exército, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Tribunal de Justiça (TJMG), nesta segunda-feira (29/6/15). A reunião aconteceu no Salão Oficial da ALMG e contou também com a presença de deputados estaduais e do deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG).
Segundo o presidente da ALMG, é importante a aproximação entre as forças de segurança pública, que tiveram êxito em outras ações conjuntas, como a operação preparada para a Copa do Mundo no ano passado. Para ele, Belo Horizonte apresentou a melhor organização entre as cidades que receberam torcedores e atletas no mundial.
O comandante da 4ª Região do Exército, general Mario Lúcio Alves de Araújo, reforçou as palavras do chefe do Poder Legislativo, ao destacar a importância desse trabalho integrado para a população. Ele também destacou o esforço feito durante a Copa do Mundo e ações conjuntas com o Poder Judiciário que culminaram na apreensão e destruição de armas. “O Exército é parceiro da sociedade, e, quanto maior a integração com os Poderes, melhores serão o resultados para a população”, disse.
Na mesma linha, o presidente do TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Binchini, valorizaram a importância da atuação conjunta entre os Poderes do Estado e as forças de defesa social. “Parabenizo a Assembleia por esse encontro, que é uma forma interessante de estreitarmos essa integração”, afirmou.
O delegado-geral de Polícia Civil, Wanderson Gomes, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, disseram que nenhum órgão de segurança atua sozinho. Por isso, eles solicitaram apoio dos Poderes Legislativo e Executivo para o sucesso na missão de proteger a sociedade.
Ao final, o deputado federal Mauro Lopes lembrou sua trajetória no Exército e na Polícia Militar e fez coro às demais autoridades sobre a necessidade de um trabalho conjunto. “Temos que integrar para não entregar. Só assim conseguiremos proporcionar o melhor para Minas Gerais”, concluiu.