A reunião em Unaí dá sequência a uma série de audiências da comissão no interior - Arquivo/ALMG

Unaí debate alternativas para melhoria da saúde na região

Comissão de Saúde da Assembleia de Minas realiza, na próxima quinta (2/7), audiência pública na Câmara Municipal local.

26/06/2015 - 15:46

A Câmara Municipal de Unaí (Noroeste do Estado) sedia audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quinta-feira (2/7/15), às 14 horas. A finalidade da reunião, convocada a requerimento do presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), é debater e ouvir propostas para melhoria da saúde na região.

A reunião em Unaí dá sequência a uma série de audiências públicas da comissão, no interior do Estado, com o objetivo de debater as políticas públicas voltadas para a saúde e propor alternativas para melhorar o atendimento à população. Com esse objetivo, desde março a comissão vem aprovando a realização dessas reuniões de interiorização, já tendo visitado os municípios de Juiz de Fora e Pouso Alegre (16 de abril), Montes Claros e Curvelo (23 de abril) e Itaobim e Teófilo Otoni (28 de maio).

Nos encontros, têm sido frequentes as queixas de moradores e profissionais do setor sobre a carência de infraestrutura de atendimento e a falta de investimentos e recursos. O presidente da comissão também critica constantemente as baixas tarifas pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos hospitais e clínicas conveniados, congeladas há anos.

Outras reclamações recorrentes nessas reuniões referem-se à judicialização da saúde (ações judiciais visando a garantir medicamentos, tratamentos e cirurgias), como alternativa para assegurar direitos, além do excesso de pedidos de exames médicos. Com tantos problemas, municípios polo como Montes Claros e Juiz de Fora acabam por atender um número muito maior de pacientes, já que, além da população local, ainda recebem moradores dos municípios vizinhos, sobrecarregando as instituições de saúde e seus profissionais.

Segundo o deputado Arlen Santiago (PTB), cerca de 13 mil leitos de hospitais foram fechados nos últimos dez anos, de acordo com dados do Conselho Federal de Medicina. O parlamentar atribui as dificuldades aos poucos recursos repassados pelo Governo Federal. “Os governos municipais são obrigados a gastar 15% do seu orçamento com a saúde, acabam gastando 30% e isso ainda não é suficiente”, disse.

Foram convidados para o evento de Unaí o prefeito do município, Delvito Alves da Silva Filho; o presidente da Câmara Municipal local, José Lucas da Silva; e o gerente Regional de Saúde de Unaí, Luiz Araujo Ferreira.