Financiamento da Fapemig será debatido em audiência pública

Reunião será realizada pela Comissão de Educação na próxima quinta-feira (2/7), às 9h30, no Plenarinho IV.

26/06/2015 - 17:50

Com o objetivo de debater o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública na próxima quinta-feira (2/7/15), às 9h30, no Plenarinho IV. A iniciativa é do deputado Paulo Lamac (PT), presidente da comissão, que assinou o requerimento para a reunião.

A audiência deve aprofundar o debate realizado na última quinta-feira (25), quando a comissão discutiu o panorama da política de tecnologia e inovação no Estado, também a requerimento do deputado Paulo Lamac. Na ocasião, o parlamentar afirmou que é preciso promover um fluxo “razoável, previsível, contínuo e programado” de investimentos na Fapemig. Ele criticou o governo anterior por adotar a postura de depositar o dinheiro devido à instituição somente nos últimos dias do ano, sem tempo hábil para que a fundação utilizasse os recursos.

Na opinião do deputado, tratava-se de uma estratégia adotada pelo Governo do Estado para alegar que cumpria com o compromisso de investir na instituição, mas, como o dinheiro não era integralmente utilizado, por dificuldade de planejamento, era novamente recolhido aos cofres. “Não se faz pesquisa de um dia para o outro; é preciso que o investimento seja constante”, afirmou Paulo Lamac.

Na mesma reunião, o diretor da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, também admitiu as dificuldades de financiamento enfrentadas pelo órgão e disse que “é preciso identificar os problemas e utilizar a estrutura já instalada para buscar as soluções”. Paulo Beirão ressaltou que a Fapemig trabalha na formação de recursos humanos e no fomento de pesquisas, áreas em que Minas Gerais já teria reconhecimento nacional e internacional. Para ele, todas as condições para que o Estado alcance a vanguarda da inovação no País já estariam instaladas.

Convidados –  Foram convidadas a participar da reunião o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa da Silva Júnior; o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Leonardo Dias de Oliveira; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela; o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Dijon Moraes Junior; o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Pedro Ângelo Almeida Abreu; e o reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Paulo Márcio de Faria e Silva.

Também foram convidados os pesquisadores Mauro Martins Teixeira, membro da Academia Brasileira de Ciências e professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG); e Carlos Alberto Pereira Tavares, também professor do ICB/UFMG.