A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 24 de junho em postos de BH e Contagem - Arquivo/ALMG

Etanol fica mais barato em todas as regiões de BH

Queda no preço se deve ao período de safra e à redução de ICMS sobre o produto.

26/06/2015 - 14:43

Quem abastece o veículo com etanol em Belo Horizonte sentiu um alívio no bolso em junho deste ano. Em algumas regiões, a redução no preço do produto passou de 6%. Pesquisa do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) verificou que o etanol está em média 2,62% mais barato na Capital mineira em relação ao preço praticado em maio. O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 24/6 junto a 168 postos de combustíveis de Belo Horizonte e Contagem. O preço médio da gasolina comum caiu 0,59% no período.

Consulte a pesquisa completa de preços de combustível.

Além do fato de a cana-de-açúcar estar em período de safra na região Sudeste, outro motivo para a queda no preço do etanol é a redução de 19% para 14% na alíquota de ICMS sobre o produto. Isso foi possível graças à aprovação, pela ALMG, do Projeto de Lei (PL) 5.494/14, do governador, que resultou na Lei 21.527/14. O Procon Assembleia lembra, no entanto, que os preços dos combustíveis são liberados, não havendo qualquer tipo de tabelamento. Assim, o critério para o repasse de eventuais facilidades para o consumidor varia de um estabelecimento para o outro.

Etanol - O etanol ficou mais em conta em todas as dez regiões pesquisadas. O destaque foi para a região Norte, onde o Procon Assembleia encontrou uma redução média de 6,97%. Em Venda Nova, a queda chegou a 5,38%. No caso da gasolina, as maiores quedas ocorreram em Contagem (-1,14%) e Venda Nova (-1,06%).

Os demais combustíveis que tiveram seus preços levantados pela equipe de pesquisadores do Procon Assembleia registraram os seguintes comportamentos em relação a maio: gás natural veicular e gasolina aditivada: queda de 0,46%; gasolina pódium: alta de 0,06%; diesel: não apresentou variação.

Variação de preços - O consumidor deve ficar atento também à variação de preços entre os próprios estabelecimentos. Para o etanol, os pesquisadores do Procon Assembleia encontraram o litro custando entre R$ 1,955 e R$ 2,599, uma diferença de 32,94%. No caso da gasolina comum, essa variação ficou em 20,14%.

Outro aspecto importante a ser levado em conta pelo proprietário de veículo bicombustível é a diferença percentual entre os preços da gasolina e do etanol no mesmo posto. Se essa diferença for inferior a 73%, vale a pena abastecer com etanol. Do total de estabelecimentos pesquisados, apenas um apresentou percentual superior a esse.