Programa Minas Comunica será tema de audiência pública

Comissão vai discutir continuidade do projeto de universalização do acesso à telefonia celular no Estado.

29/05/2015 - 15:21

A continuidade do programa Minas Comunica, criado em 2007 com o objetivo de levar telefonia móvel para todas as regiões do Estado, será tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada na próxima terça-feira (2/6/15), às 10 horas, no Plenarinho III.

O programa tem previsão de ser concluído em 2016 e beneficiar, no total, 692 distritos. Porém, segundo a assessoria do deputado Wander Borges (PSB), um dos autores do requerimento para o debate, o Minas Comunica está paralisado em alguns municípios. "Queremos debater a importância da continuidade do projeto. As ações programadas precisam ser ampliadas, proporcionando ainda a oportunidade de busca do conhecimento e de informações nos quatro cantos de Minas Gerais”, justifica o parlamentar.

O requerimento para a realização da audiência também foi assinado pelos deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Tito Torres (PSDB) e pela deputada Rosângela Reis (Pros).

Convidados - Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva; o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Antônio Júlio; o gerente regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Hermann Bergmann Garcia e Silva; o diretor-geral do Instituto de Geoinformação e Tecnologia (IGTec), Daniel Lisbeni Marra Fonseca; o presidente da Cohab-MG, Claudius Vinicius Leite Pereira; o superintendente central de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Rodrigo Diniz Lara; o diretor-geral do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), José Francisco Vieira Seniuk; o consultor de Relações Institucionais da Vivo, Ricardo Mascarenhas Lopes Cançado Diniz; e os prefeitos de Itabira, Damon Lázaro de Sena; de Minas Novas, Gilberto Gomes de Sousa; de Raul Soares, Célio David Nesce; e de Sacramento, Bruno Scalon Cordeiro.