Na reunião, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial foi representada pelo seu presidente, deputado Fabiano Tolentino (à esquerda)

Estiagem dificulta pagamento de dívidas de produtores rurais

ALMG, em parceria com Governo do Estado, quer ajudar na renegociação com os bancos.

29/05/2015 - 15:27

A necessidade de se rediscutir as dívidas dos produtores rurais mineiros foi o assunto tratado pelos parlamentares da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o vice-governador do Estado, Antônio Andrade. Representada pelo seu presidente, deputado Fabiano Tolentino (PPS), a comissão foi recebida na Cidade Administrativa na manhã desta sexta-feira (29/5/15) em reunião que contou também com o secretário de Estado de Agricultura, João Cruz, e representantes de entidades como a Federação da Agricultura e da Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e sindicatos de produtores rurais.

O principal assunto foi a estiagem dos dois últimos anos, que teria prejudicado os produtores rurais e dificultado o pagamento das suas dívidas com os bancos. Foi citada uma pesquisa realizada pela Emater-MG em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que aponta Minas Gerais como o epicentro da estiagem na Região Sudeste do Brasil. Segundo o estudo, todas as culturas teriam sido afetadas, e as perdas variaram e 50% e 80%.

O grupo acordou que será elaborado um documento com todas essas informações para ser entregue pelo secretário João Cruz à ministra da agricultura, Kátia Abreu. A expectativa é de que ela interfira junto aos bancos para viabilizar o alongamento das dívidas dos produtores rurais. O secretário João Cruz lembrou que documento semelhante já havia sido encaminhado em janeiro ao ministério, mas ele disse acreditar que agora o efeito será mais palpável. “Em janeiro, tínhamos estimativas de perdas; agora os dados são mais reais, e isso terá um impacto maior no encaminhamento das conversas", avaliou.

O vice-governador Antônio Andrade ressaltou que o que se espera não é a anistia das dívidas, e sim uma prorrogação dos prazos, com juros compatíveis e sem o prejuízo de novos empréstimos que sejam necessários. O deputado Fabiano Tolentino avaliou positivamente o encontro e disse que espera que a questão tenha uma solução rápida.