Represa de captação de água em Jiboia, uma das seis comunidades rurais que serão contempladas pelo curso do projeto Cidadania Ribeirinha - Arquivo/ALMG

Abertas as inscrições para curso do Cidadania Ribeirinha

Há 360 vagas para agricultores familiares de seis comunidades rurais de Januária e São Francisco.

26/05/2015 - 13:50

Entre os dias 1º e 19 de junho, serão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar, que será ministrado entre 17 de agosto e 5 de dezembro de 2015, por meio do projeto Cidadania Ribeirinha, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O curso será oferecido a agricultores familiares com idade entre 16 e 29 anos, de seis comunidades rurais dos municípios de Januária e São Francisco (ambos no Norte de Minas). São elas: Jiboia, Bom Jardim da Prata, Retiro, Riacho da Cruz, São Joaquim e Várzea Bonita.

São 360 vagas e as inscrições serão recebidas nas próprias comunidades. Os interessados podem procurar as associações comunitárias de cada localidade. O curso terá 12 turmas e abordará os seguintes temas: cidadania, organização comunitária, meio ambiente, cultura popular, agroecologia, desenvolvimento rural e produção sustentável. O último tema será oferecido por instrutores do Senar-MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Ao longo do curso serão planejados projetos comunitários, a serem executados pelas turmas em 2016, com supervisão e financiamento pelo Cidadania Ribeirinha.

Entenda o projeto – Criado em 2011, o projeto Cidadania Ribeirinha insere-se na diretriz da Mesa da ALMG de trabalhar pela redução da pobreza e das desigualdades regionais no Estado. Por essa razão, uma das regiões mais pobres de Minas Gerais, formada pelos municípios do Vale do São Francisco, foi escolhida para receber o projeto.

O projeto tem o objetivo de promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável e é realizado com financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente e apoio de entidades parceiras. Em sua primeira edição, entre 2011 e 2012, foram contemplados os municípios de Itacarambi, Manga, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz. Essas cidades foram escolhidas por apresentarem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dentre aqueles banhados pelo São Francisco (dados de 2000).

Em 2015, iniciou-se a preparação dessa segunda edição, implementada em comunidades rurais de Januária e São Francisco, que estão no segundo grupo de carência medida pelo IDH..