A última etapa do Parlamento Jovem, a plenária final, é realizada na ALMG - Arquivo/ALMG

Divinópolis recebe equipe estadual do Parlamento Jovem

Serão visitados todos os oito polos regionais do projeto, realizado pela Assembleia de Minas, PUC Minas e câmaras.

22/05/2015 - 17:32

Nestas segunda e terça-feira (25 e 26/5/15), a equipe de coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas estará na Câmara Municipal de Divinópolis, para um encontro com coordenadores e monitores do polo regional do Centro-Oeste de Minas. Essa é a terceira câmara a receber o evento, que tem o objetivo de acompanhar e compartilhar conhecimentos visando a efetiva realização do Parlamento Jovem de Minas nos municípios da região. Além de Divinópolis, integram o Polo Centro-Oeste as câmaras de Pains e Nova Serrana.

Serão duas reuniões de trabalho, destinadas aos coordenadores e monitores, e uma oficina de instrumentalização pedagógica, dirigida ao mesmo público e também aos estudantes que participam do projeto. Os encontros visam também a manter o alinhamento metodológico e temático do projeto e auxiliar os coordenadores do polo no desenvolvimento e no planejamento de ações para a gestão dos processos anuais do Parlamento Jovem.

Educação para a cidadania - O Parlamento Jovem de Minas, um projeto de educação para a cidadania realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais, visa à formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em sua 12ª edição, vai enfocar o tema “Segurança pública e direitos humanos” e contará com a participação de alunos de 40 cidades, agrupadas nos oito polos regionais.

O projeto consiste em três grandes etapas: uma municipal, uma regional e a estadual, na Assembleia. Na primeira, estudantes se reúnem nas suas cidades e discutem propostas em relação ao tema do ano. Na segunda fase, municípios agrupados em polos fazem uma plenária regional e fecham as sugestões daquela área. E, por fim, a plenária final é realizada na ALMG, com a conclusão das propostas e a entrega do documento final à Comissão de Participação Popular.