O Parlamento Jovem de Minas visa à formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Neste ano, vai enfocar o tema “Segurança pública e direitos humanos”

Parlamento Jovem tem atividades no Polo Médio-Piracicaba

Coordenação estadual de projeto de educação para a cidadania da ALMG se reúne com parceiros em Itabira.

22/05/2015 - 13:56

A equipe de coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas dá sequência nesta sexta-feira (22/5/15) à segunda visita técnica ao Polo Médio-Piracicaba. Representantes da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da PUC Minas, parceiros na iniciativa, vão se reunir com coordenadores municipais, coordenadores de polo e monitores do evento das cidades de Itabira, João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo, municípios da Região Central do Estado. O Polo Médio-Piracicaba do Parlamento Jovem está sediado em Itabira.

A visita técnica começou nesta quinta-feira (21) e prossegue nesta sexta (22). As atividades estão acontecendo na Câmara Municipal de Itabira (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 651, Centro). Os objetivos são acompanhar e compartilhar conhecimentos visando à efetiva realização do evento nos municípios do polo, colaborar para o alinhamento metodológico e temático do projeto, assessorar coordenadores e monitores sobre a realização das atividades formativas considerando a metodologia do projeto e fortalecer a identidade e os princípios do Parlamento Jovem nesse polo.

Para atingir esses objetivos, são feitas reuniões de trabalho, uma mesa de debates e uma oficina de instrumentalização pedagógica. Na manhã desta sexta (22) aconteceu a mesa de debates e, à tarde, a programação conta com duas etapas da oficina, além da programação de reunião com coordenadores municipais e o monitor de cada cidade. À noite, encerrando as atividades, está prevista ainda uma reunião com todos os coordenadores do Polo Médio-Piracicaba.

Projeto - O Parlamento Jovem de Minas, um projeto de educação para a cidadania realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais, visa à formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em sua 12ª edição, vai enfocar o tema “Segurança pública e direitos humanos” e contará com a participação de alunos de 40 cidades, agrupadas nos oito polos regionais.

O projeto consiste em três grandes etapas: uma municipal, uma regional e a estadual, na Assembleia. Na primeira, estudantes se reúnem nas suas cidades e discutem propostas em relação ao tema do ano. Na segunda fase, municípios agrupados em polos fazem uma plenária regional e fecham as sugestões daquela área. E, por fim, a plenária final é realizada na ALMG, com a conclusão das propostas e a entrega do documento final à Comissão de Participação Popular.