O programa Assembleia Debate vai ao ar nesta quinta-feira (21) - Arquivo/ALMG

Cafeicultura no centro das discussões do Assembleia Debate

Brasil é líder mundial de exportações mas produtores mineiros reclamam de prejuízos.

21/05/2015 - 13:11

Responsável por mais da metade da produção brasileira, Minas Gerais tem no café um de seus principais produtos de exportação. O café mineiro chega hoje a mais de cinquenta países em todo o mundo mas os produtores rurais do Estado estão tendo prejuízos no cultivo. Neste ano, o valor gasto para produzir uma saca de café no sistema mecanizado chegou a R$ 500, enquanto o produto está sendo negociado no mercado internacional a R$ 430, em média. As informações foram trazidas pelos deputados que participaram do programa Assembleia Debate, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quinta-feira (21/5/15), às 12 horas.

Assista aos últimos vídeos do programa Assembleia Debate.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Participam do programa os deputados Emidinho Madeira (PTdoB), Antônio Carlos Arantes (PSDB), e Fabiano Tolentino (PPS). O deputado Emidinho Madeira é de uma família de produtores de café do Sul de Minas e expôs no programa grande parte de sua trajetória como cafeicultor de mais de quarenta anos. O parlamentar falou das dificuldades com a queda do preço do produto e com a concorrência internacional. Ele é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura Mineira, lançada no fim do mês passado, numa audiência pública, na cidade de Nova Resende. “Precisamos nos unir e ter mais apoio do governo. Sozinhos, os produtores não irão conseguir nada”, afirmou o deputado.

Para o deputado Antônio Carlos Arantes, também cafeicultor, é preciso uma boa articulação entre as associações de produtores e as entidades governamentais ligadas ao setor. O deputado chamou a atenção para a importância do café para a economia dos pequenos municípios. “O café mantém a região viva. Há cidades inteiras que se movimentam por causa do café”, disse.

O deputado Fabiano Tolentino, presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, fez coro às reivindicações dos produtores e afirmou que a comissão sempre esteve atenta às necessidades do setor. Ele também elogiou a criação da frente parlamentar. “É mais um canal de interlocução entre todos os envolvidos na produção cafeeira”, disse ele.

Reprises - O Assembleia Debate será reprisado na sexta-feira (22), às 21 horas; no sábado (23), às 22h30; domingo (24), às 13 horas; na segunda-feira (25), às 23 horas e na quarta-feira (27), às 21 horas.