ALMG fará reunião para ouvir denúncias contra trabalhadores

Profissionais da construção civil de Belo Horizonte teriam sido arregimentados para trabalho escravo em Sabará.

22/05/2015 - 14:22

A Comissão de Segurança Pública vai promover uma reunião para ouvir denúncias de arbitrariedade que teriam sido cometidas contra trabalhadores da construção civil de Belo Horizonte, arregimentados para trabalho eventual em Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e que teriam ficado detidos por oito dias em estabelecimento prisional deste município. A audiência pública será nesta terça-feira (26/5/15), às 9 horas, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O autor do requerimento é o deputado João Leite (PSDB).

Segundo o parlamentar, "há claros sinais de trabalho escravo promovido por grande empresa de Sabará". O deputado afirmou que isso estaria ocorrendo sob a proteção de agentes públicos, que estariam garantindo a exploração da força de trabalho. "Segundo denúncias recebidas, esses agentes ainda estão realizando prisão ilegal desses trabalhadores", destacou.

Convidados – Foram convidados para a reunião o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; o corregedor-geral da Polícia Civil do Estado, Edson Serafim Camargos; o delegado regional da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Sabará, Wagner Silva da Conceição; e o ouvidor de Polícia do Estado de Minas Gerais, Paulo Vaz Alkimin.

Também receberam convite para participar da audiência a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Minas Gerais, Márcia Campos Duarte; o prefeito de Sabará, Diógenes Gonçalves Fantini; o representante dos trabalhadores da construção civil, Altamir Luiz da Silva Ramos; e o líder do assentamento do Morro da Cruz, Manoel Aleluia das Dores Rocha.