Mantena sedia evento sobre participação feminina na política

Ciclo de debates será realizado na sexta-feira (22), com objetivo de levar a discussão para o interior.

12/05/2015 - 12:40 - Atualizado em 18/05/2015 - 19:10

Cerca de 52% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres. No entanto, segundo a União Interparlamentar (UIP), o Brasil ocupa o 117° lugar em participação feminina na política, ficando atrás de países como Ruanda, Bolívia e África do Sul. A disparidade entre o número de eleitoras e o de candidatas suscita a discussão sobre o que impede maior presença das mulheres na política, assunto que estará no foco na reunião regional do Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: O que querem as mulheres de Minas, que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na sexta-feira (22/5/15) em Mantena (Vale do Rio Doce). O evento será realizado na Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas – Assoleste (Rua Sete de Setembro, 312, Centro), a partir das 8h30.

O encontro regional de Mantena será o primeiro de uma série de cinco eventos no interior do Estado com o objetivo de refletir sobre os entraves da participação da mulher na política; de fomentar debates em busca de uma reforma política que amplie a representação e participação feminina; e de discutir os desafios da construção e efetivação de políticas públicas para as mulheres. A interiorização é um dos resultados do ciclo de debates realizado em março no Plenário da ALMG, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, que abordou a participação feminina na política.

“Levaremos a discussão a cidades do interior para que possamos trabalhar a cidadania dessas mulheres, com a disseminação de informações relevantes, como as filiações partidárias e candidaturas políticas. Muitas mulheres já participam de eventos políticos, de atividades comunitárias e, no entanto, não têm a ousadia de se candidatarem”, defende a presidente da Comissão Extraordinária das Mulheres da ALMG, deputada Rosângela Reis (Pros).

Além de Mantena, haverá reuniões regionais do ciclo de debates em Araçuaí (Vale do Jequitinhonha), dia 25/5; em Uberlândia (Triângulo Mineiro), dia 29/5, em Ibirité (RMBH), dia 1º/6; e em Varginha (Sul de Minas), dia 12/6. De acordo com a deputada Rosângela Reis, as sugestões colhidas durante os debates no interior serão inseridas na pauta de trabalho da Comissão Extraordinária e servirão de instrumento de articulação com a sociedade civil e com o poder público. “Sabemos que serão diferentes assuntos, porque Minas Gerais é muito grande e são regiões muito diferentes. Com isso, a comissão terá uma pauta bem variada para ser trabalhada até o próximo ano”, acrescenta.

Um dos assuntos que será discutido no interior é a Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) 16, de 2015, que garante pelo menos uma vaga para mulher na Mesa da Assembleia. “Nós mobilizaremos as mulheres mineiras para que possamos aprovar essa PEC. Desejamos que já próximo biênio tenhamos uma representante feminina na Mesa, algo inédito na Casa”, pontua a deputada Rosângela Reis.

Inscrições - Para participar do ciclo de debates em Mantena não será necessário inscrição prévia. O credenciamento será feito a partir das 8h30, no local do evento. O evento será dividido em dois painéis. O painel da manhã, às 9 horas, terá o tema “Reforma Política e a representação das mulheres no Brasil”, seguido de debates. À tarde, a partir das 14 horas, o painel será “Desafios das políticas públicas para as mulheres”, também seguido por debates.

Confira a programação completa:

Horário Atividade
8h30  Credenciamento
9 horas  Abertura
9h30 Reforma Política e a representação das mulheres no Brasil
  • Elisa Costa – Prefeita de Governador Valadares
11 horas Debates
12h30 Intervalo
14 horas Desafios das políticas públicas para as mulheres
  • Renata Adriana Rosa - Superintendente de Políticas do Trabalho, Autonomia Econômica e Articulação Institucional da Subsecretaria de Estado de Políticas para as Mulheres
  • Delci Gomes – Vereadora de Resplendor
  • Ângela Muniz Freire Vinhal – Enfermeira de Mantena
  • Martha Nazareth Machado Fulgêncio – Psicopedagoga e empresária, pós-graduada em Antropologia da Mulher e Ecofeminismo
16 horas Debates
18 horas Encerramento