Estudantes de 28 cidades de Minas participaram do Parlamento Jovem de Minas em 2014 - Arquivo/ALMG

Parlamento Jovem inicia visitas a polos regionais

Objetivo é auxiliar coordenadores dos municípios e dos polos no planejamento de ações para a gestão anual do projeto.

04/05/2015 - 15:14 - Atualizado em 05/05/2015 - 11:57

O Parlamento Jovem de Minas 2015 começa, esta semana, uma série de visitas a seus polos regionais. Nesta quarta (6/5/15) e quinta-feira (7), representantes do projeto estarão em Pouso Alegre, cidade que integra o Polo Sul de Minas I. A visita é um mecanismo de acompanhamento e orientação da coordenação estadual do projeto, a fim de auxiliar os coordenadores municipais e do polo no desenvolvimento e no planejamento de ações para a gestão dos processos anuais do Parlamento Jovem. Todas as atividades serão realizadas na Câmara Municipal (Av. São Francisco, 320 - Primavera).

Na quarta-feira (6), às 16 horas, será realizada uma reunião da coordenação estadual com os coordenadores do Polo Sul de Minas I. Na quinta-feira (7), as atividades começam às 9 horas, com uma reunião com coordenadores municipais e monitores das cidades integrantes do polo. Às 13h30, começa a oficina de instrumentalização pedagógica, também voltada para coordenadores e monitores. Paralelamente, das 15 às 18 horas, os coordenadores de Pouso Alegre se reúnem com os coordenadores estaduais para tratar do planejamento das atividades do polo.

De acordo com uma das coordenadoras estaduais, a servidora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Fernanda Freitas, outros objetivos da visita a Pouso Alegre são acompanhar e compartilhar conhecimentos visando à efetiva realização do Parlamento Jovem nos municípios do Polo Sul de Minas I; colaborar para o alinhamento metodológico e temático; assessorar coordenadores e monitores sobre a realização de atividades, considerando a metodologia aplicada; e fortalecer a identidade e os princípios do projeto no polo.

As cidades participantes do encontro no Polo Sul de Minas I serão Carvalhópolis, Extrema, Itajubá, Machado, Monte Sião, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, São Lourenço e Três Pontas.

Educação para a cidadania – O Parlamento Jovem de Minas, um projeto de educação para a cidadania realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais, visa à formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em sua 12ª edição, vai enfocar o tema “Segurança pública e direitos humanos” e contará com a participação de alunos de 40 cidades, agrupadas nos oito polos regionais.

O projeto consiste em três grandes etapas: uma municipal, uma regional e a estadual, na Assembleia. Na primeira, estudantes se reúnem nas suas cidades e discutem propostas em relação ao tema do ano. Na segunda fase, municípios agrupados em polos fazem uma plenária regional e fecham as sugestões daquela área. E, por fim, a plenária final é realizada na ALMG, com a conclusão das propostas e a entrega do documento final à Comissão de Participação Popular.

Consulte o cronograma das visitas aos polos:

MACRORREGIÕES E POLOS CÂMARA QUE RECEBERÁ A VISITA DATA DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Central Belo Horizonte 8 de junho
Centro-Oeste Divinópolis 25 e 26 de maio
Médio-Piracicaba Itabira 22 de maio
Norte e Jequitinhonha Montes Claros 28 de maio
Sul de Minas I Pouso Alegre 6 e 7 de maio
Sul de Minas II Poços de Caldas 20 de maio
Triângulo e Noroeste Uberaba 11 de junho
Zona da Mata Juiz de Fora Sem previsão