Abertas as inscrições para formação política para mulheres

O curso, que será de 22/5 a 11/7, é dirigido a lideranças comunitárias e a mulheres filiadas a partidos políticos.

04/05/2015 - 14:00

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (4/5/15), as inscrições para o curso Formação Política para Mulheres, dirigido a lideranças comunitárias e a mulheres filiadas a partidos políticos. A atividade será de 22 de maio a 11 de julho, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e atende a uma demanda da Comissão Extraordinária das Mulheres, recentemente instalada na Assembleia.

O objetivo é contribuir para qualificar as lideranças femininas e aprimorar sua participação na atuação político-institucional. O curso foi elaborado com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (Nepem), órgão vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujo objetivo principal é articular estudos e pesquisas relativos a direitos humanos e, em especial, à condição da mulher na sociedade brasileira.

Serão oferecidas nove palestras, que abordarão, entre outros temas: Direito, Movimentos Sociais e Cidadania; Mulheres e Políticas Públicas; Formas de Participação; Organização do Estado; e Sistema Político e Reforma do Sistema Político. Também serão oferecidas as seguintes oficinas: Saberes Vivenciais e Atuação Política; Dimensões da Autonomia; Relacionamento com o Público e com a Imprensa; e Práticas Participativas: Recursos para a Atuação Política. Ao final, as alunas vão desenvolver uma prática participativa no Parlamento, a ser construída coletivamente com o apoio da Comissão Extraordinária das Mulheres.

As atividades serão realizadas sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, e aos sábados, das 10 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, nos dias 22 e 23 de maio, 12, 13, 26 e 27 de junho e 10 e 11 de julho.

Vagas - São oferecidas 100 vagas, sendo 60 para mulheres filiadas a partidos políticos e 40 para lideranças comunitárias. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada das inscrições, que devem ser feitas até 19 de maio. Para isso, é preciso informar, pelo e-mail escola.eventos@almg.gov.br ou pelo telefone (31) 2108-3400, nome completo, instituição de origem (partido ou organização social), CPF, telefone ou e-mail para contato e nome do curso.