Rosângela Reis cobrou maior atenção à saúde no Vale do Aço
A situação dos servidores da Fhemig em greve foi abordada por Arlen Santiago
Tito Torres defendeu a recomposição salarial de servidores do MP

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 22/4/15

Entre os assuntos abordados estão a Medalha da Inconfidência e a situação da saúde no Estado e no País.

22/04/2015 - 19:31

Saúde
A situação da saúde foi o principal tema abordado pela deputada Rosângela Reis (Pros) em seu discurso. Ela cobrou do Estado que reverta o quadro da saúde em Minas e denunciou descaso em relação à região do Vale do Aço, que, segundo a deputada, sofre com a ausência de funcionários e infraestrutura na área. A parlamentar também lamentou a paralisação das obras dos hospitais regionais. Rosângela Reis ainda criticou as discussões de viés partidário na Casa nos primeiros quatro meses desta legislatura e destacou que esse clima descredibiliza a política. Por fim, a parlamentar destacou o trabalho da Comissão Extraordinária das Mulheres e o ciclo de debates sobre a participação feminina na política promovido pela ALMG. Em aparte, o deputado Elismar Prado (PT) ressaltou projeto de lei sobre um programa de aquisição de alimentos, de sua autoria, enquanto deputado federal, aprovado na Câmara dos Deputados.

 

Saúde 2
O deputado Arlen Santiago (PTB) fez duras críticas aos governos petistas no Estado e no País. Segundo ele, não só as promessas feitas durante as eleições não foram cumpridas, como o Governo Federal age em favor de amigos, inclusive com empréstimos bancários. Santiago também abordou visitas realizadas pela Comissão de Saúde a Pouso Alegre e Juiz de Fora, para verificar a situação dos hospitais filantrópicos. Segundo o parlamentar, essas instituições acumulam enorme déficit. Arlen Santiago ainda condenou a postura da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em relação ao comando de greve da instituição. De acordo com o deputado, a Fhemig ameaçou e coagiu funcionários, além de intimidar os grevistas na Justiça. Finalizando seu discurso, Arlen Santiago disse que a oposição vai manter sua postura vigilante na Assembleia e não vai se calar diante dos problemas encontrados no Estado.

 

 

Medalha
Em seu pronunciamento, o deputado Tito Torres (PSDB) ressaltou o desejo da oposição de aprovar o Projeto de Lei 8/15, do procurador-geral de Justiça, que prevê recomposição de 6% nos vencimentos dos servidores do Ministério Público (MP), e demostrou seu apoio às reivindicações da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais do Estado (Asthemg). Em aparte, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) informou aos parlamentares que a Comissão de Segurança Pública aprovou moção de repúdio à Grande Medalha da Inconfidência concedida ao líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, na última terça (21). O deputado Gustavo Corrêa (DEM), também em aparte, afirmou que protocolou projeto de resolução que susta os efeitos da concessão da medalha a Stédile. Já o deputado João Leite (PSDB), em último aparte, defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/15, que efetiva os servidores atingidos pela inconstitucionalidade da Lei Complementar 100, de 2007.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.