Comissão de Combate ao Crack debate programas de tratamento

Prevenção a médio e longo prazo, expansão e financiamento e outras ações de governo são pautas de audiência pública.

17/04/2015 - 15:25 - Atualizado em 17/04/2015 - 18:53

A Comissão de Prevenção e Combate ao uso do Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai discutir, em audiência pública, ações governamentais para o tratamento de usuários e dependentes químicos. A reunião será na quinta-feira (23/4/15), às 10 horas, no Auditório da Casa. O requerimento é de autoria da comissão.

Serão discutidos o programa federal Crack, é possível vencer, o programa estadual Aliança pela vida e a expansão das vagas de tratamento para usuários e dependentes de substâncias psicoativas.

Segundo deputado Antônio Jorge (PPS), presidente da comissão, a agenda do crack é crítica e muito desafiadora, além de ser necessariamente intersetorial. “A questão da promoção depende de toda a sociedade; já o tratamento depende essencialmente dos governos”, afirma.

O parlamentar diz ainda que a comissão busca saber se o Governo do Estado manterá o programa Aliança pela vida e o motivo do atraso de alguns pagamentos no setor.

Foram convidados para a reunião o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano; o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o vice-presidente da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas, Adalberto Calmon Barbosa; o presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil, Wellington Antônio Vieira; o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Rafael Miranda Alves Pereira; a subsecretária de Estado de Políticas e Ações de Saúde, Miriam Maria Souza; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), Mauro Guimarães Junqueira; o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Aloísio Andrade; o presidente da Associação Mineira de Comunidades Terapêuticas, Cloves Benevides; e o vereador de Belo Horizonte Professor Wendel (PSB).