Comissão visita Centro de Referência da Pessoa Idosa em BH

Deputados vão conhecer obras no local; depois, será realizada audiência pública no Auditório da Assembleia.

17/04/2015 - 15:29

O Centro de Referência da Pessoa Idosa, localizado no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, recebe, na próxima quinta-feira (23/4/15), às 10 horas, a visita da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A visita ao Tancredão, como é popularmente conhecido o local, é uma iniciativa do presidente da comissão, deputado Fred Costa (PEN), e tem por objetivo conhecer a situação das obras no local. No mesmo dia, às 14 horas, a comissão realiza audiência pública no Auditório da Assembleia para debater as condições de atendimento no centro.

Situado na Avenida Pedro II, 3.250, o centro foi inaugurado em 15 de julho de 2009 com o objetivo de atender a população idosa de Belo Horizonte e cidades vizinhas. Na justificativa, o deputado Fred Costa observa que pessoas acima da meia idade (entre 50 e 65 anos) formam o grupo que apresenta a maior taxa de crescimento na sociedade e tem necessidade de praticar atividades saudáveis específicas. Daí a importância do centro localizado na Capital.

O espaço é um equipamento da Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, e oferece serviços e programas voltados para a promoção e defesa de direitos dos idosos. Promove ações educativas visando à cidadania e inclusão social da pessoa idosa, à convivência intergeracional, à melhoria da qualidade de vida e elevação da autoestima. Entre as atividades oferecidas, destacam-se dança de salão, informática, pintura em tela e artesanato.

Pista para caminhada e equipamentos de ginástica são algumas das melhorias propostas no projeto de reforma do Tancredão, com o objetivo de favorecer a execução de programa de atividade física orientada por meio da prática esportiva e de lazer. Segundo o deputado Fred Costa, o novo espaço “atenderá em local seguro cerca de 3 mil idosos que poderão exercer atividade física ao ar livre".

As praças para atividades físicas receberão estruturas paisagística, ambiental e física e os usuários contarão com profissionais de saúde, para atuar na orientação das atividades e no desenvolvimento e acompanhamento de ações de incentivo à adoção de estilo de vida saudável.

Convidados – Foram convidados a participar da visita e da audiência o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; a coordenadora de Direitos da Pessoa Idosa de Belo Horizonte, Maria Fontana Cardoso Maia; a secretária executiva do Conselho Estadual do Idoso, Leila Lopes Pessoa; a coordenadora do Centro de Referência da Pessoa Idosa, Márcia Marília Figueiredo; o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Iuri Moreira; e o presidente do Movimento de Luta Pró-Idoso de Minas Gerais, Carlos Alberto dos Passos.