A audiência pública em Montes Claros será na Câmara Municipal - Arquivo/ALMG

Assembleia vai ao interior discutir demandas de hospitais

Comissão de Saúde fará reuniões em Curvelo e Montes Claros para debater também impactos da judicialização da saúde.

15/04/2015 - 13:57

Debater as demandas e as dificuldades dos pequenos hospitais das regiões Central e Norte de Minas, bem como o impacto da judicialização da saúde nos municípios. Esses são os objetivos de duas audiências públicas que serão promovidas pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nos municípios de Curvelo (Região Central) e Montes Claros (Norte de Minas). As duas reuniões vão ocorrer na quinta-feira (23/4/15).

O encontro em Curvelo será às 9 horas, na Câmara Municipal (Rua Guimarães Rosa, n° 680, Bela Vista). Em Montes Claros, será às 15 horas, também na Câmara Municipal local (Avenida Dr. João Luiz Almeida, 40, Centro). Os deputados Arlen Santiago (PTB) e Doutor Wilson Batista (PSD) são autores do requerimento para a realização das audiências públicas. Para a reunião em Montes Claros, também houve pedido dos deputados Carlos Pimenta (PDT) e Gil Pereira (PP).

Segundo o deputado Arlen Santiago, presidente da comissão, a Assembleia já vem acompanhando a situação da saúde em Belo Horizonte. O objetivo, agora, seria expandir a visão para cidades do interior. “Na Capital, a situação é a mais precária possível. Há hospitais fechando e outros cancelando cirurgias”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, as reuniões em Curvelo e Montes Claros terão a finalidade principal de fazer um diagnóstico da situação dos hospitais das regiões. “Vamos ouvir as populações locais e, posteriormente, a comissão vai montar um documento que será referência sobre a realidade da saúde no interior do Estado”, explicou.

Convidados – Foram convidados para a reunião em Curvelo o prefeito e o presidente da Câmara Municipal da cidade, Maurilio Soares Guimarães e Duarte Severino Gomes, respectivamente; o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; a juiza diretora do Foro da Comarca de Curvelo, Erlânia Zica e Silva Lucas Pereira; o chefe da Divisão de Convênios e Gestão do Ministério da Saúde de Minas Gerais, Alencar Tadeu Winter; e a coordenadora de gestão, finanças e prestação de contas da Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas (Região Central), Ana Cecília de Abreu.

Também receberam convite para participar do encontro em Curvelo o presidente da Associação dos Hospitais de Minas Gerais, Reginaldo Teófanes Ferreira de Araújo; o diretor Técnico do Hospital Municipal Monsenhor Flávio D´amato, Leandro Ribeiro Brandão; o presidente da Irmandade Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas, Dom Guilherme Porto; e a diretora do Hospital Imaculada Conceição, Irmã Terezinha Madureira Gonçalves.

Para a audiência pública em Montes Claros, foram convidados o prefeito Ruy Adriano Borges Muniz; o presidente da Câmara Municipal da cidade, Jose Marcos Martins de Freitas; o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola; o chefe da Divisão de Convênios e Gestão do Ministério da Saúde de Minas Gerais, Alencar Tadeu Winter; o juiz diretor do Foro de Montes Claros, Richardson Xavier Brant; e a secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Ana Paula de Oliveira Nascimento.

Também foram convidados para a reunião o promotor de Justiça da 11ª Promotoria de Justiça de Montes Claros, Flávio Márcio Lopes Pinheiro; o provedor da Santa Casa do município, Heli de Oliveira Penido; o administrador geral e o provedor do Hospital Aroldo Tourinho, Cláudio Medeiros Santos e Paulo César Gonçalves de Almeida, respectivamente; o superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, José Otávio Braga Lima; o diretor do Hospital Municipal de Januária (Norte de Minas), Rogério Freitas Vieira; a secretária de Saúde de Monte Azul (Norte de Minas) e presidenta do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), de Montes Claros, Wanessa dos Anjos Dias; e o coordenador do Samu Macro Norte, Enius Freire Versiani.