Situação da equinocultura será debatida em comissão

Audiência pública ouvirá órgãos que atuam na área, além de criadores das várias raças com destaque em Minas Gerais.

01/04/2015 - 19:36

Com o objetivo de discutir a situação da equinocultura (criação de cavalos) no Estado, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza reunião nesta quarta-feira (8/4/15). Solicitada pelos deputados Fabiano Tolentino (PPS), Emidinho Madeira (PTdoB), Nozinho (PDT) e Inácio Franco (PV), a audiência pública será no Auditório, às 15 horas.

O deputado Fabiano Tolentino destaca alguns pontos que pretende discutir na reunião, como os empregos e recursos gerados pelo setor, os eventos e as exposições promovidos, principalmente para divulgar as raças genuinamente mineiras - campolina, mangalarga e pampa. O parlamentar quer enfatizar a contribuição da equinocultura para a economia, principalmente num cenário de crise. “A situação econômica do Brasil é de dificuldade, mas a equinocultura, com os eventos esportivos e exposições que promove, consegue gerar bons negócios”, destaca.

Outro ponto que o deputado pretende tratar na reunião diz respeito às dificuldades da equinocultura, como as enfermidades a que as principais raças de cavalos estão sujeitas. O deputado quer discutir com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) o que pode ser feito para prevenir essas doenças.

Convidados – Foram convidados para a reunião: o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; o diretor-geral do IMA, Márcio da Silva Botelho; o médico veterinário, Alessandro Moreira Procópio; o presidente da Comissão Técnica Equinos da Secretaria de Estado de Agricultura, Renato Ourives Neves; os presidentes das Associações Brasileiras dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador, Magdi Abdel Raeuf Gabr Shaat; de Cavalo Campolina, Luiz Roberto Horst; de Jumento Pêga, Marco Antônio Andrade Barbosa; de Cavalos Pôneis, Fabrício Borges Santos; e de Cavalo Pampa, Walfram Feitosa Guerra.