Deputados conhecem iniciativas de Furnas na área da educação

Empresa pretende ampliar parceria com a UFMG, que pode criar polo regional no Sul de Minas.

01/04/2015 - 18:30

Nesta terça-feira (7/4/15), a partir de 8 horas, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita a Central Elétrica de Furnas, em São José da Barra (Sul de Minas), para conhecer as ações da empresa nas áreas de educação e pesquisa. É também objetivo da visita obter informações sobre parcerias com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e sobre a transferência das instalações da Escola Estadual de Furnas, em São José da Barra, para o Estado. O requerimento para realização da visita é de autoria do presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT).

Há mais de 20 anos, Furnas e a UFMG vêm realizando pesquisas conjuntas sobre transposição de peixes, dinâmica de rotores, turbomáquinas, energia, entre outros. Em 2006, a UFMG firmou um acordo de cooperação para intercâmbio técnico e científico com Furnas, buscando fortalecer o processo de interiorização da universidade em Minas Gerais. Desde então, fala-se na possibilidade de criação de um polo regional da UFMG nas instalações de Furnas. Em visita recente à sede de Furnas, em que estavam presentes o presidente da empresa, Flávio Decat, o deputado Paulo Lamac e um representante da UFMG, dentre outros, a proposta do polo regional ressurgiu. Durante a visita desta terça (7), os deputados conhecerão as instalações da usina, incluindo o Laboratório e o Centro de Treinamento.

Já a Escola Estadual de Furnas, em São José da Barra, é gerida por meio de uma parceria firmada entre Furnas e o Governo do Estado. A escola oferece ensino fundamental, médio e técnico. O prédio onde são ministrados os cursos está em processo de doação ao Estado, uma vez que o governo não pode fazer benfeitorias em imóveis privados.

Convidados - Estão convidados a participar do encontro o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez; a subsecretária de Estado de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Aparecida Neves de Mendonça; o superintendente de Comunicação e Relações Institucionais de Furnas, Pedro Cardoso Franco; a gerente de Responsabilidade Sociocultural de Furnas, Ana Claudia Fernandes Gesteira; e o gerente do Centro Técnico de Ensaios e Suporte a Manutenção de Furnas, Jorge Eduardo Teles de Azevedo.