Ulysses Gomes parabenizou as ações do Governo Federal para incentivar a educação
Paulo Lamac elogiou a indicação do novo ministro da Educação
Segundo Douglas Melo, Sete Lagoas não recebe recursos suficientes para enfrentar a criminalidade
Duarte Bechir falou sobre a iluminação azul que a ALMG vai instalar para celebrar o autismo

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 1°/4/15

Parlamentares falaram de questões relativas à educação, à segurança pública e ao transtorno do autismo, entre outras.

01/04/2015 - 19:34

Educação 1
O deputado Ulysses Gomes (PT) falou sobre a educação pública em Minas Gerais, destacando fatos relativos às regiões Sul e Sudoeste do Estado. Ele lembrou a visita realizada ao município de Monte Sião (Sul de Minas), no último domingo (29/3/15), quando participou do evento que celebrava as ampliações das creches municipais. O parlamentar ainda parabenizou as ações do Governo Federal para incentivar a educação, e criticou o desempenho da gestão estadual anterior nessa área. Em aparte, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) fez um apelo para que seus projetos que incentivam a economia de água fossem votados. O deputado Rogério Correia (PT) afirmou, também em aparte, que vai solicitar à Procuradoria Geral da República um inquérito para apurar informações sobre a empresa de Furnas. O deputado Cristiano Silveira (PT) disse que os atuais problemas de áreas como educação e saúde são consequência da má gestão do governo anterior.

 

Educação 2
O deputado Paulo Lamac (PT) abordou as mudanças na educação pública estadual e nacional. Ele parabenizou a indicação do novo ministro da Educação, professor Renato Janine. O parlamentar também defendeu a implantação de conteúdos relacionados ao estudo das organizações políticas e sociais do País na grade curricular das escolas. Lamac ainda destacou pontos como o financiamento da educação a partir de recursos do pré-sal e o compromisso do atual Governo do Estado em efetivar, até 2018, 15 mil servidores concursados na área de educação por ano. Em aparte, o deputado Léo Portela (PR) criticou a gestão estadual anterior por privilegiar alguns municípios na assinatura de convênios. Também em aparte, o deputado Rogério Correia afirmou que o Governo Federal melhorou a educação brasileira através da oferta de diversas oportunidades de formação para os jovens, inclusive no que tange a formação superior.

 

Segurança pública
O deputado Douglas Melo (PSC) apontou problemas de segurança pública na região de Sete Lagoas. Ele afirmou que, apesar de a cidade possuir a oitava maior arrecadação do Estado, não recebe recursos suficientes para enfrentar a criminalidade. "Há oito investigadores para trabalhar em uma cidade de 250 mil habitantes", exemplificou. Douglas Melo também defendeu a criação de uma Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Sete Lagoas. Em aparte, o deputado Rogério Correia afirmou que o governo autorizou a efetivação de 9.150 policiais militares concursados, nos próximos três anos, e de 1.500 professores, aprovados em concurso público em 2011. O deputado Sargento Rodrigues (PDT), também em aparte, destacou os benefícios de lei estadual que promoveu reajuste de 101% no piso salarial dos servidores da segurança pública. Em último aparte, o deputado Cabo Júlio (PMDB) disse que vai buscar apoio para a criação da RISP em Sete Lagoas.

 

Autismo
O deputado Duarte Bechir (PSD) chamou a atenção para o Dia Munidal de Conscientização do Autismo, 2 de abril, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em seu discurso, o parlamentar apresentou detalhes sobre o transtorno e citou leis federais que estabeleceram políticas públicas de defesa das pessoas que sofrem com essa deficiência. Duarte Bechir afirmou que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, da qual é presidente, tem desenvolvido debates e ações para celebrar a data. "É preciso fazer um apelo para que o autismo seja efetivamente compreendido como uma questão de saúde pública", disse. Ainda sobre as comemorações, o deputado destacou a iluminação especial, de cor azul, que a sede da ALMG vai receber nesta quinta (2). Em aparte, o deputado Sargento Rodrigues ressaltou que a lei que proporcionou reajuste do piso salarial dos servidores da segurança pública foi fruto também da luta de entidades da classe.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.