Este é o 3° ano que a ALMG realiza a ação, que começa nesta quinta (2/4), às 18 horas - Arquivo/ALMG

ALMG instala iluminação para celebrar Dia Mundial do Autismo

Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira recebe iluminação azul nesta quinta-feira (2/4).

01/04/2015 - 15:23 - Atualizado em 01/04/2015 - 15:59

Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), receberá iluminação azul nesta quinta-feira (2/4/15). A iluminação será instalada no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, área ao lado do Hall das Bandeiras. A ação começa nesta quinta (2/4), às 18 horas, e termina às 6 horas de sexta (3/4).

O azul foi definido como a cor do transtorno autista porque este é mais comum em meninos. Essa ação, criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa a chamar atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno. Desde então, no dia 2 de abril, diversos espaços pelo mundo se iluminam de azul.

"Neste mês de abril e em todos os outros dias do ano, convido a todos a abraçarem esta causa", afirma o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB). Segundo ele, não dá para ser indiferente ao transtorno. "Apesar de termos consciência de que datas como essa chamam atenção para o assunto, incluir os autistas na sociedade ainda é um enorme desafio. A realidade está mudando aos poucos, mas a caminhada é longa para se chegar a um cenário ideal", salientou.

Difícil diagnóstico – De acordo com o deputado Isauro Calais (PMN), um dos autores do pedido para a realização da ação na Assembleia, a solicitação se deve pelo fato de o autismo ser uma deficiência de difícil diagnóstico e que, normalmente, só é detectada tardiamente. “Acho importante alertar a população sobre o assunto, já que o desconhecimento das pessoas em relação ao transtorno limita muito o diagnóstico e, principalmente, o tratamento, que poderia minorar os efeitos do autismo e qualificar as condições de vida das pessoa com autismo”, afirma.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Duarte Bechir (PSD), também solicitou a iluminação do prédio da ALMG. O parlamentar ainda protocolou, na Assembleia, um projeto de lei para que seja instituída, no Estado, a Semana de Conscientização do Autismo, a ser comemorada, anualmente, na semana do dia 2 de abril.

Ele espera, com essas iniciativas, que o autismo seja efetivamente compreendido como uma questão de saúde pública, pelo número de pessoas que atinge e pelas dificuldades no trato com o transtorno. “Também vão servir como instrumento motivador na busca de superar as diversas barreiras que impedem a interação com os autistas, para proporcionar uma vida mais digna aos afetados e aos seus familiares, tornando a nossa sociedade, consequentemente, mais humana e melhor”, afirma.

Segundo dados da ONU, o autismo atinge mais de 2 milhões de brasileiros e cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. A síndrome afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento.