Jorge Raimundo Nahas é cirurgião-geral com especialização em administração hospitalar - Arquivo/ALMG

Presidente da Fhemig será sabatinado nesta quarta (1°/4)

Deputados vão ouvir Jorge Raimundo Nahas e emitir um parecer sobre a indicação, que depois segue para o Plenário.

30/03/2015 - 16:38

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que analisa a indicação do médico Jorge Raimundo Nahas para a presidência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se reúne nesta quarta-feira (1°/4/15), às 10h30, no Plenarinho II, para fazer a arguição pública do indicado. Após a sabatina, a comissão emite um parecer sobre a indicação, que segue para votação em turno único no Plenário.

Graduado pela Universidade de Havana (Cuba) e pós-graduado pela École Nationale de Santé Publique, da França, Jorge Raimundo Nahas é cirurgião-geral com especialização em administração hospitalar. Ele foi diretor de emergência do Hospital João XXIII, diretor-geral do Hospital Regional de Betim, diretor técnico do Hospital Odilon Behrens e consultor do Ministério da Saúde para as áreas de regulação da assistência e gestão hospitalar. Também já foi secretário municipal de Políticas Sociais de Belo Horizonte. Jorge Nahas é ainda servidor da Fhemig e servidor aposentado da Prefeitura de Belo Horizonte.

Fhemig - Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, a Fhemig presta serviços de complexidade secundária e terciária, exclusivamente para o Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede Fhemig é uma das maiores gestoras de hospitais públicos do País, com hospitais gerais e serviços especializados em urgência e emergência, saúde mental, transplantes e cuidado ao idoso. São 20 unidades assistenciais, das quais sete estão localizadas no interior do Estado e 13 na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A fundação foi criada em 1977 a partir da fusão de três outras fundações: de Atendimento aos Portadores de Hanseníase (Feal), de Urgência e Emergência (Feamur) e de Atendimento Psiquiátrico (Feap).