O Ceresp de Contagem possui nove celas, com capacidade oficial para 95 detentos. No entanto, conta hoje com 120 presos

Ceresp de Contagem opera no limite da capacidade

Direção da unidade defende transferência para um local maior e em uma região mais adequada.

30/03/2015 - 18:56

O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, opera hoje praticamente no limite de sua capacidade. É o que informou o diretor-geral da unidade, Zuley Jacinto de Souza, em visita da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ao local nesta segunda-feira (30/3/15).

O Ceresp de Contagem possui nove celas, com capacidade oficial para 95 detentos. No entanto, conta hoje com 120 presos – o limite aceitável, segundo a direção da unidade. Outros problemas levantados foram as condições de higiene do local e sua localização, em uma região residencial e às margens da Avenida Amazonas, um dos grandes corredores viários da Capital.

“Aqui é uma área comercial e residencial. O Ceresp deveria estar em um local que permitisse a ação do poder público com mais tranquilidade”, afirmou o presidente da Comissão de Segurança Pública e autor do requerimento da visita, deputado Sargento Rodrigues (PDT).

Ele também apontou as “condições de higiene deploráveis” para os presos e os agentes penitenciários. O parlamentar ainda lembrou que a situação era pior há alguns meses, quando a unidade chegou a receber 150 detentos.

A superlotação fez com que o juiz da Vara de Execuções Criminais de Contagem, Wagner Cavalieri, oficiasse a Comissão de Segurança Pública da ALMG e a Secretaria de Estado de Defesa Social sobre o problema. A partir daí, o Ceresp deixou de receber novos detentos e teve sua ocupação reduzida com a liberação e transferência de outros presos, uma vez que a unidade é responsável apenas pelos presos provisórios.

O juiz Wagner Cavalieri e o diretor-geral do Ceresp, Zuley Jacinto de Souza, também defenderam a criação de uma nova unidade prisional. “Sabemos das dificuldades; o problema no Estado hoje é a falta de vagas. Por isso o ideal é que essa unidade fosse desativada e construída uma nova”, ressaltou Wagner Cavalieri.

Detentos não querem transferência para outras unidades

Questionados pelo deputado Sargento Rodrigues, os detentos, que se aglomeravam nas celas para conversar com a comitiva de autoridades, afirmaram não desejar serem transferidos para outras unidades. Eles disseram ser tratados com respeito e destacaram a facilidade que o local propicia para a visita de familiares.

As visitas íntimas, no entanto, estão interrompidas, devido à lotação do Ceresp.