O diretor-geral do presídio de Passos (foto) é acusado de perseguir e ameaçar agentes - Arquivo/ALMG

Denúncias contra diretor do presídio de Passos em debate

Audiência da Comissão de Segurança Pública vai abordar reclamações de abusos contra agentes penitenciários e detentos.

27/03/2015 - 17:50

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta terça-feira (31/3/15) para discutir denúncias de perseguição e ameaças praticados pelo diretor-geral do presídio de Passos (Sul de Minas), José Vicente de Souza, a agentes penitenciários e detentos. A reunião, solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), será às 9 horas, no Plenarinho I.

De acordo com a justificativa apresentada pelo parlamentar, são várias as acusações contra o diretor. Entre os abusos, ele teria utilizado gás de pimenta em cela fechada com detentas, dentre elas uma grávida de cinco meses; utilizado prisioneiros para fazer trabalhos em propriedade dele e, como garçons, no clube local da Polícia Civil. Também estaria cobrando dinheiro dos presos para que possam tomar água gelada, dentre outras irregularidades.

O policial é acusado, ainda, de perseguir agentes penitenciários e teria chegado a ameaçar colocar fogo na casa de uma agente. Segundo o deputado Sargento Rodrigues, também há a denúncia de que a esposa de José Vicente seria dona da empresa que fornece alimentação para o presídio. Além disso, conforme o parlamentar, já foram servidas marmitas com fios de cabelo e até baratas, sem que qualquer providência fosse tomada.

Convidados - Foram convidados para participar da audiência pública o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos; o ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira de Castro Silva; o subsecretário de Estado de Administração Prisional, Antônio de Pádova Marchi Júnior; o diretor-geral do presídio de Passos, José Vicente de Souza; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos Humanos, Nivia Mônica da Silva; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais e de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar, Marcelo Mattar Diniz; o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária, Adeilton de Souza Rocha; e os agentes penitenciários Marcelo César Conde Cassiano e Andréia Marinho Alves.