O programa Assembleia Debate reuniu membros efetivos da Comissão de Saúde - Arquivo/ALMG

Assembleia Debate faz diagnóstico da saúde em Minas

Programa desta sexta-feira (27) aborda dívidas dos hospitais e a defasagem na tabela de procedimentos do SUS.

26/03/2015 - 18:04

Os graves problemas enfrentados pelo setor de saúde em Minas requerem ações conjuntas e coordenadas de todas as esferas de governo. Só assim vai ser possível que os pacientes tenham um atendimento minimamente de qualidade. Para isso, a Comissão de Saúde da Assembleia está empenhada em ouvir todos os setores envolvidos em busca de soluções práticas que diminuam os gargalos nos atendimentos. Essas foram algumas das conclusões dos parlamentares que participaram do programa Assembleia Debate, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta sexta-feira (27/3/15), às 21 horas.

Assista aos últimos vídeos do programa Assembleia Debate.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

O Assembleia Debate reuniu os deputados Arlen Santiago (PTB), Carlos Pimenta (PDT), Doutor Jean Freire (PT) e Ricardo Faria (PCdoB), todos eles membros efetivos da Comissão de Saúde. No programa, os parlamentares fizeram um verdadeiro diagnóstico sobre as principais dificuldades do setor.

Entre os assuntos discutidos, destacam-se a necessidade de reajuste da tabela de procedimentos paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos hospitais; uma renegociação das dívidas dos hospitais filantrópicos; o fortalecimento dos pequenos hospitais do interior e a necessidade de maior investimento na atenção básica de saúde.

Os deputados reconheceram a importância histórica dos hospitais filantrópicos que, ao longo de anos, desempenharam um papel fundamental, mesmo antes da implantação do Sistema Único de Saúde. No entanto, com a defasagem da tabela do SUS, as dívidas atuais se tornaram impagáveis. Os parlamentares defenderam que o sistema de saúde pública no país tenha um modelo em que se defina melhor as responsabilidades de cada esfera de governo no financiamento do setor.

Reprises - O Assembleia Debate será reprisado no sábado (28/3), às 22h30; domingo (29/03), às 13 horas; na segunda-feira (30/03), às 23 horas; e na quarta-feira (01/04), às 21 horas.