Comissão de Minas e Energia foi à Gasmig para conhecer os projetos de gás natural em Minas Gerais

Gasmig garante gás para fábrica de amônia em Uberaba

Presidente da empresa assegura construção de gasoduto do Triângulo Mineiro até o final de 2016.

26/03/2015 - 19:48

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) corre contra o tempo para conseguir fornecer gás natural, a partir de novembro de 2016, à fábrica de amônia da Petrobras, já em construção em Uberaba (Triângulo Mineiro). “Estamos preocupados com o atendimento a esse prazo, que é muito desafiador, mas estamos trabalhando duro para cumpri-lo; e não vai ser o gás que vai atrapalhar a construção da unidade em Uberaba”, destacou o presidente da empresa, Eduardo Lima Andrade Ferreira.

A declaração do dirigente foi feita durante visita à Gasmig feita pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (26/3/15). Eduardo Andrade recebeu os deputados Gil Pereira (PP), presidente da comissão; Bosco (PTdoB) e Tony Carlos (PMDB).

O presidente da Gasmig deu ênfase ao projeto intitulado Novo Gás Oeste, que pretende interligar Queluzito (Região Central do Estado) a Uberaba, e posteriormente, à cidade vizinha de Uberlândia. Mas, em entrevista à imprensa após o encontro, ele ressalvou que o início desse projeto passa por uma definição por parte do governador Fernando Pimentel. Na verdade, o fornecimento de gás natural para o Triângulo pode ser viabilizado de outra forma. O gasoduto até Uberlândia teria 506 km de extensão, e há opções de traçados mais curtos até Uberaba, a partir das cidades paulistas de Ribeirão Preto e São Carlos.

Eduardo Andrade disse que o projeto Novo Gás Oeste vai expandir a oferta de gás natural no Centro-Oeste de Minas e no Alto Paranaíba, além do Triângulo Mineiro, contemplando 26 municípios. Segundo ele, algumas etapas já foram concluídas: depois da assinatura do protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Petrobras, em 2103, o projeto básico foi concluído e já estão agendadas audiências públicas para obtenção da licença ambiental prévia.

Norte de Minas - O deputado Gil Pereira fez alguns questionamentos sobre o andamento do projeto de extração de gás no Norte de Minas. Eduardo Andrade confirmou que há um projeto em curso de exploração da bacia sedimentar do Rio São Francisco. Segundo o parlamentar, depois de leilões promovidos pela Agência Nacional de Petróleo, 34 poços foram perfurados pelas empresas vencedoras, 28 deles com indícios de gás natural.

A dificuldade maior a ser transposta é de ordem técnica, de acordo com o deputado Gil Pereira. Ele explicou que os poços do Norte de Minas são de formato horizontal, o que dificulta a extração do gás, pois é necessário o fraturamento da rocha, tecnologia não dominada no Brasil. Como se trata de uma técnica nova, não se definiu também se o licenciamento ambiental ficará a cargo do Governo Federal ou do Estadual.

Gasmig quer ampliar rede de gás canalizado

Eduardo Andrade deu destaque ainda ao plano de expansão da Gasmig, que terá, até 2018, R$ 111 milhões para investimentos - R$ 50 milhões já foram executados. O principal foco da empresa, afirmou o executivo, será na intensificação do fornecimento de gás natural aos segmentos residencial e comercial. A meta é ampliar o número de clientes dos pouco mais de 2 mil atuais para cerca de 80 mil.

Para atingir essa meta, Eduardo Andrade afirmou que será necessário aumentar a malha de distribuição dos atuais 933 km para 1.800 km e investir pesadamente na publicidade e comercialização de planos de fornecimento de gás a prédios residenciais e comerciais. Para conquistar esses públicos, a Gasmig vai divulgar as vantagens desse insumo em relação a outros, como o seu baixo custo e sustentabilidade ambiental.

Atualmente apenas três bairros de Belo Horizonte são atendidos com o gás canalizado da Gasmig: Santo Agostinho, Lourdes e Buritis. Para 2016, a ideia é ampliar essa rede para vários bairros da zona sul da Capital. Até 2017, a empresa quer chegar a outras regiões da cidade, como Noroeste, Oeste e Norte.

Além disso, a Gasmig pretende aumentar sua capilaridade em outros municípios onde já conta com rede instalada, como Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Poços de Caldas (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Ipatinga (Vale do Aço), Barbacena e Sete Lagoas (Região Central do Estado).