Carlos Pimenta questionou a retirada de voos para o interior partindo da Pampulha
Valadares pediu apoio à candidatura do prefeito Antônio Júlio à AMM
Ione Pinheiro lamentou pela situação da área da saúde em Ibirité
Cristina falou que profissionais da educação foram desrespeitados

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 25/3/15

Deputados trataram do fim de alguns voos no aeroporto da Pampulha e da situação dos designados da educação.

25/03/2015 - 20:07

Azul Linhas Aéreas
O deputado Carlos Pimenta (PDT) condenou a postura da empresa Azul Linhas Aéreas ao suspender os voos de Ipatinga (Vale do Aço), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Montes Claros (Norte de Minas) e Uberlândia (Triângulo Mineiro) que saiam do aeroporto da Pampulha, transferindo-os para o de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Essas decisões são tomadas para prejudicar o povo, isso é autoritário”, condenou. Segundo o parlamentar, existe uma incoerência em deixar que os voos destinados a Brasília e São Paulo permaneçam na Capital, enquanto os destinados ao interior são deslocados. Pimenta afirmou, ainda, que irá procurar uma comissão pertinente ao tema para que representantes do Estado e da empresa sejam ouvidos. Em aparte, os deputados Isauro Calais (PMN), Hely Tarquínio (PV), Dirceu Ribeiro (PHS), Bosco (PTdoB) e Roberto Andrade (PTN) apoiaram o parlamentar e se colocaram à disposição para debater o assunto.

 

Candidatura
O deputado Gustavo Valadares (PSDB) parabenizou o Atlético Mineiro pelos seus 107 anos. Ele declarou o apoio do Bloco Verdade e Coerência à candidatura do prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB), à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). “Eu quero pedir aos prefeitos que votem, pois ele sempre foi um defensor dos municípios”. O parlamentar também falou que a reunião da última segunda (23), com os secretários de Estado de Fazenda e de Planejamento e Gestão, trouxe uma discussão saudável sobre o Projeto de Lei (PL) 5.497/14, que trata do Orçamento do Estado. Em aparte, Antônio Lerin (PSB) salientou que representantes da Azul Linhas Aéreas devem ser ouvidos pela ALMG sobre o término de voos saindo do aeroporto da Pampulha. Também em aparte, o deputado Duarte Bechir (PSD) manifestou apoio à candidatura de Antônio Júlio. Já João Leite (PSDB), em aparte, afirmou que compromissos de campanha não são cumpridos em Minas.

 

Saúde
A deputada Ione Pinheiro (DEM) manifestou apoio à candidatura do prefeito Antônio Júlio (PMDB) à presidência da AMM e solicitou que os deputados se empenhem em articular suas bases para essa eleição. Ela disse que os municípios passam por uma situação muito difícil e criticou o Governo Federal. Ione denunciou problemas na área da saúde em Ibirité (RMBH). Segundo a parlamentar, o hospital não tem recebido o repasse de verbas. Ela condenou também a corrupção no País e pediu rigor na apuração dos fatos. Para finalizar, a deputada se disse a favor da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/15, que efetiva servidores designados da educação. Em aparte, o deputado Arlen Santiago (PTB) criticou os investimentos do Governo Federal na saúde e educação. Também em aparte, João Leite falou que é solidário à população carente de Ibirité e reprovou a retirada do polo acrílico da cidade.

 

Educação
A deputada Cristina Corrêa (PT) salientou que trabalhou nove anos no Estado como professora, em diversas cidades da RMBH, e que sua família é muito ligada à educação. Para ela, nos últimos anos, os profissionais da área não foram respeitados. A parlamentar julgou ser um desrespeito a Lei Complementar 100, de 2007, que foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pois muitos servidores não se prepararam para um concurso porque acreditaram que estavam amparados pela lei. Ela afirmou que as professoras sempre lutaram para ter um espaço no Estado. “Tenho muito orgulho de fazer parte desse governo, de assumir esse compromisso e atender às demandas dos professores”, disse. Em aparte, os deputados Durval Ângelo, Cristiano Silveira, ambos do PT, e Cabo Júlio (PMDB) afirmaram que a oposição está cobrando do atual governador que resolva todos os problemas em pouco mais de dois meses, o que não foi feito em 12 anos.

 

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.