Os deputados manifestaram solidariedade com os alunos do Cefar presentes à reunião

Bailarinos criticam fim do Ballet Jovem do Palácio das Artes

Deputados vão pedir ao secretário de Estado de Cultura a manutenção da companhia de dança.

25/03/2015 - 19:10 - Atualizado em 26/03/2015 - 12:36

Estudantes do Centro de Formação Artística (Cefar) da Fundação Clóvis Salgado estiveram nesta quarta-feira (25/3/15) em reunião da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para falar sobre o encerramento do Ballet Jovem do Palácio das Artes. A deputada Ione Pinheiro (DEM) apresentou requerimento, que foi aprovado, para que uma das bailarinas fosse ouvida, representando os demais membros do Ballet Jovem.

Aluna do Cefar e bailarina, Bárbara Cristina de Souza Maia lembrou que o Ballet Jovem foi criado em 2007 para preencher a lacuna entre a formação artística em dança e o mercado de trabalho. Segundo ela, o principal motivo do Ballet ter fechado foi a falta de recursos captados pela Lei Rouanet. Ela acrescentou, no entanto, que os bailarinos se comprometeram a continuar as atividades, mesmo não recebendo, até que seja feita uma nova captação. “É nosso interesse continuar dentro da Fundação Clóvis Salgado”, afirmou.

Além do Ballet Jovem, também foram suspensos o Grupo de Choro e a Big Band Palácio das Artes.

Deputados manifestam apoio ao Ballet Jovem

Os deputados da comissão manifestaram solidariedade com os alunos do Cefar presentes à reunião. A deputada Cristina Corrêa (PT) disse ter sentido no secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, durante visita da comissão feita à Cidade Administrativa no dia 12 de março, vontade de apoiar o projeto. “Esse projeto é a porta de entrada de muitos jovens no mercado”, afirmou.

O deputado Thiago Cota (PPS) destacou o esforço que os alunos do Cefar estão fazendo para que o Ballet Jovem continue. “O jovem tem a obrigação de não apenas reclamar, mas se manifestar e lutar pelo que acredita”, declarou.

A deputada Ione Pinheiro disse acreditar que o assunto suscitou grande sensibilidade entre os deputados. “Vamos lutar para que não morra esse sonho de vocês. A dança e a música melhoram a nossa vida. Cortes devem ser feitos, temos problemas de orçamento, mas não cortemos na educação”, defendeu.

Por sua vez, o deputado Wander Borges (PSB) destacou que ser bailarinho demanda dedicação e que é importante que os 30 integrantes do Ballet Jovem continuem usando a infraestrutura do Cefar.

Providências - O presidente da comissão, deputado Bosco (PTdoB), propôs requerimento, assinado por todos os membros e aprovado, endereçado ao secretário de Estado de Cultura, para manter a continuidade do Ballet e dos demais projetos de profissionalização da Fundação Clóvis Salgado.

Também foi aprovado requerimento para que o secretário venha à comissão apresentar programas e projetos previstos. Por fim, foi aprovado requerimento dos deputados presentes para que o Ballet Jovem possa continuar usando as instalações da Fundação Clóvis Salgado para suas atividades.

Outros requerimentos – Durante a reunião, foi aprovado relatório da visita feita à Secretaria de Estado de Cultura em 12 de março e dois requerimentos de autoria do deputado Thiago Cota: de visita à Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) para conhecer projetos e programas da instituição; de audiência pública em Mariana (Região Central do Estado), com o objetivo de discutir políticas públicas para a cultura na região.

Consulte o resultado da reunião