Representantes dos Sindipublicos estiveram presentes à reunião
Diversos requerimentos foram aprovados nesta quarta-feira (18)

Comissão quer debater segurança pública na região Sudeste

Requerimento com essa finalidade foi aprovado em reunião em que foram recebidos, ainda, servidores do Sindpúblicos-MG.

18/03/2015 - 12:53 - Atualizado em 18/03/2015 - 14:57

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Sargento Rodrigues (PDT), teve requerimento de sua autoria aprovado, para que sejam realizadas audiências públicas com o objetivo de se debater os problemas enfrentados pelos sistemas de segurança dos quatro Estados da região Sudeste. A solicitação, aprovada na reunião desta quarta-feira (18/3/15), sugere encontros entre representantes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, além de Minas Gerais.

Na reunião, esteve presente um grupo de representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (Sindpúblicos-MG), que apresentou aos parlamentares reivindicações para a valorização profissional da categoria. Em consequência disso, o deputado Sargento Rodrigues teve requerimento aprovado para que seja realizada audiência pública, com o intuito de debater ações em benefício desses servidores, tais como melhorias na carreira, piso salarial e igualdade de tratamento com demais servidores do sistema de Defesa Social. Na oportunidade, foi aberta a palavra a alguns representantes, que destacaram as principais demandas do Sindpúblicos.

O parlamentar ainda teve outros pedidos de audiência pública aprovados, entre eles reunião em São Sebastião do Paraíso (Sul do Estado) para tratar da segurança na região, em especial no que se refere ao tráfico de drogas; oitiva com o empresário Esdras Jonatas dos Santos, que teve seu estabelecimento assaltado seis vezes desde o ano passado, na região da Pampulha, em Belo Horizonte; e audiência em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) para tratar da segurança pública local, que, segundo denúncias, tem sido feita por guardas municipais desarmados.

Os outros dois requerimentos do deputado são em conjunto com o deputado Cabo Júlio (PMDB), para realização de audiência para ouvir o major PM Frare, acusado de abuso de poder e violação de direitos em Nanuque (Jequitinhonha); e com o deputado João Leite (PSDB), para realização de reunião com o objetivo de debater a criação de uma delegacia especializada no combate a crimes raciais no Estado.

Outras audiências públicas foram solicitadas

O deputado Roberto Andrade (PTN) quer reunião em Viçosa (Zona da Mata) para debater o aumento no número de homicídios, latrocínios e assaltos na cidade e região. Requerimento com o mesmo teor foi aprovado na Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, mas está sendo questionado pelos parlamentares por alegarem ser invasão de competências da comissão de segurança.

O deputado João Leite pede reunião para discutir o trânsito irregular de carretas de minério na rodovia MG-030, próxima a Nova Lima; o deputado Cabo Júlio também teve requerimento de sua autoria aprovado para, em audiência pública, tratar do deslocamento de presos por agentes da Polícia Civil; o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) solicita audiência pública para debater os roubos a caixas eletrônicos em cidades do Sul do Estado; e a deputada Celise Laviola (PMDB) pede reunião com o mesmo objetivo, mas tratar do problema nos municípios da região Leste de Minas Gerais.