A solenidade de posse da nova diretoria do BDMG foi realizada na sede do banco

Presidente da ALMG participa de cerimônia de posse no BDMG

Novo diretor-presidente do banco é o economista Marco Aurélio Crocco Afonso.

04/03/2015 - 14:20 - Atualizado em 04/03/2015 - 14:36

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou, nesta quarta-feira (4/3/15), da cerimônia de posse da nova diretoria do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Assumiu o cargo como diretor-presidente do banco o economista Marco Aurélio Crocco Afonso, em solenidade que contou com a presença do governador Fernando Pimentel.

Professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Crocco é doutor pela Universidade de Londres e concluiu três pós-doutorados, um na Universidade de Paris e dois na Universidade de Cambridge. Foi diretor da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e atualmente é o embaixador no Brasil da Regional Studies Association.

Em seu discurso, Crocco lembrou que o BDMG, banco público controlado pelo Governo do Estado, foi criado em 1962, atuando desde então como instituição protagonista no desenvolvimento de Minas. Ele lembrou o apoio dado pelo BDMG a diversos setores produtivos e o esforço empreendido pela instituição para a diversificação da economia mineira. Também ressaltou o apoio do banco à criação de organismos como a Fundação João Pinheiro e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

Fazendo uma análise do momento de crise mundial, Crocco disse que, apesar de viver períodos difíceis, o Brasil soube enfrentar um cenário adverso. Mencionando indicadores de Minas, que segundo ele gerou menos empregos formais entre 2003 e  2013 do que o País, ele sinalizou que o Estado precisa estimular o uso de novas tecnologias e o setor de serviços de alto valor agregado.

O governador Fernando Pimentel, por sua vez, destacou que não é tarefa fácil conduzir uma instituição como o BDMG, que definiu como “casa de múltiplas vocações por ser mais do que um banco”, ao ressaltar sua importância também nas áreas cultural e de produção e promoção de conhecimento. Disse, ainda, que o desafio da nova gestão é justamente estar à frente de um banco que tem que preservar sua trajetória histórica, reconhecida inclusive fora do País, sendo ao mesmo tempo cada vez mais inovador, “para que Minas retome a trilha do desenvolvimento, pois ainda estamos no século XX”.

Foram ainda empossados o diretor vice-presidente do BDMG, Luiz Guilherme Piva, e os diretores Carlos Fernando da Silveira Vianna (Negócios), Otávio Silva Camargo (Planejamento e Desenvolvimento), Rogério Sobreira (Crédito e Risco) e Carolina Marinho do Vale Duarte (Gestão Corporativa). Compuseram a mesa também o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sebastião Helvécio; o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez; o diretor do BNDES, Maurício Borges Lemos; o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade; e a presidente da Associação dos Funcionários do BDMG, Maria Izabel de Camargos.