João Leite lamentou a situação pela qual passam os caminhoneiros
Carlos Pimenta contou que prefeitos estão preocupados com finanças dos municípios
Gustavo Valadares criticou o aumento da energia elétrica

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 3/3/15

Parlamentares abordaram assuntos como o aumento na conta da energia elétrica e a greve dos caminhoneiros no País.

03/03/2015 - 18:30

Críticas 1
O deputado João Leite (PSDB) criticou o aumento da energia elétrica para os consumidores, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo o parlamentar, a presidente Dilma não combinou com o povo brasileiro esse e outros aumentos como o dos combustíveis. Sobre a greve dos caminhoneiros, João Leite citou um vídeo que mostra uma ação truculenta da polícia do Rio Grande do Sul em relação a esses trabalhadores. O parlamentar lamentou a situação dos caminhoneiros que, segundo ele, têm jornada exaustiva na estrada e, ainda, sofrem com esse tipo de ação. Ele ainda afirmou que os black blocs, apesar das depredações, não receberam esse mesmo tipo de tratamento. O deputado também convocou o povo a se manifestar contra o Governo Federal no dia 15 de março. Em aparte, o deputado Wander Borges (PSB) disse que a polícia, que deveria defender as fronteiras do País, ocupa-se com iniciativas contra os caminhoneiros.

 

Críticas 2
O deputado Carlos Pimenta (PDT) afirmou estar preocupado com a situação que o País está vivendo. Ele destacou o tratamento agressivo que a polícia tem dado aos caminhoneiros em greve e também citou que a paralisação tem comprometido a entrega de mercadorias com o consequente aumento nos preços dos produtos. O parlamentar falou, ainda, sobre o aumento da energia elétrica. Carlos Pimenta criticou a informação de que a Cemig deve criar um conselho para ex-presidentes da empresa, o que, para ele, vai gerar mais gastos para o governo. O deputado citou uma reunião que teve com alguns prefeitos do Norte de Minas. Ele contou que todos estão preocupados com a situação financeira dos municípios. “Eu nunca vi tanto desespero, indignação e medo. As prefeituras sobrevivem com pouca verba. Todos eles foram taxativos: não podem sobreviver, não têm como pagar funcionários e fazer investimentos”, lamentou.

 

 

Energia elétrica
O deputado Gustavo Valadares (PSDB) criticou o reajuste da energia elétrica, concedido pela Aneel, que foi em torno de 25%. Segundo ele, nos próximos 30 dias, a tarifa continuará a subir, chegando a mais 15%. Para ele, a culpa não é da Cemig e nem do Governo do Estado. Apesar disso, Valadares enfatizou que o governador Fernando Pimentel precisa cumprir com uma de suas promessas de campanha, que foi reduzir o custo da energia elétrica. O deputado transmitiu dois áudios do governador em que ele afirma que a energia em Minas é uma das mais caras do País e que ele reduziria a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia elétrica. “Quando se aumenta o custo da energia, consequentemente estamos aumentando a arrecadação do Estado. Que ele pelo menos anule esse crescimento na arrecadação”, disse. Valadares contou que apresentou um requerimento na Comissão de Minas e Energia para discutir o tema.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.