A consulesa da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, foi recebida pelos deputados no Salão Nobre

Presidente da ALMG recebe consulesa da Itália

Visita teve como objetivo estreitar relações entre o Poder Legislativo e o consulado italiano.

26/02/2015 - 11:25 - Atualizado em 26/02/2015 - 11:45

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), recebeu, na manhã desta quinta-feira (26/2/15), a consulesa da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, com o objetivo de estreitar as relações entre o Parlamento mineiro e o consulado italiano. Minas Gerais, juntamente com São Paulo e Rio Grande do Sul, foi um dos principais destinos dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil a partir de meados do século XIX.

Para a consulesa, a imigração em Minas Gerais ocorreu de forma diferente daquela verificada em outros Estados. “Aqui, os italianos não se juntaram em colônias. Eles se misturaram com os mineiros e tomaram um pouco da sua 'mineiridade'”, afirmou. Na avaliação de Aurora Russi, essa influência foi recíproca, a partir do fortalecimento das raízes e da tradição italiana no Estado.

Segundo Aurora Russi, o consulado conta com uma equipe de apenas nove pessoas e é responsável pelo atendimento de um público de cerca de 40 mil pessoas, entre italianos e descendentes. Ela informou que o consulado pretende intensificar e agilizar o serviço de cidadania para os descendentes, já que são muitas as pessoas que estão à espera desse reconhecimento.

O presidente Adalclever Lopes reforçou a importância da visita e disse esperar que essa parceria dê bons resultados. O presidente presenteou a consulesa com uma réplica em aço escovado da escultura de Amílcar de Castro localizada no Hall das Bandeiras da Assembleia. O deputado também recebeu da consulesa o livro "Minas/Itália - Um encontro cultural".

Já o deputado Léo Portela (PR), que articulou o encontro, afirmou que é de interesse de toda a colônia italiana mineira que essa relação entre os dois países seja cada vez mais forte. O parlamentar destacou a importância de empresas italianas que geram empregos no Estado, a exemplo da Fiat, além das influências culturais e esportivas trazidas da Itália.

Também participaram do encontro os deputados Durval Ângelo (PT), Ulysses Gomes (PT), Agostinho Patrus Filho (PV), Lafayette de Andrada (PSDB), João Magalhães (PMDB), Rogério Correia (PT) e Hely Tarqüinio (PV).

Após a visita, que aconteceu no Salão Nobre da Assembleia, a consulesa foi recebida no gabinete do deputado Léo Portela e depois visitou o Plenário e o Memorial da Assembleia.

Relações comerciais – A Itália é o terceiro parceiro comercial do Brasil na Europa e o nono globalmente. Entre os principais produtos que o Brasil exporta para o país, estão borracha, produtos alimentícios, couro, peças e equipamentos dos setores metalúrgico e aeronáutico.

Por sua vez, o Brasil importa da Itália produtos químicos, medicamentos e equipamentos dos setores eletroeletrônicos, metal-mecânico e automobilístico. Os setores de maior interesse para os investimentos italianos no Brasil são o agroindustrial, de infraestrutura, metal-mecânico, de maquinários, de telecomunicações, o bancário-financeiro e o turístico.