O Conselho da Medalha é presidido pelo deputado Adalclever Lopes

Conselho discute cerimônia da Medalha da Inconfidência

Organizadores do evento querem maior participação da população de Ouro Preto.

26/02/2015 - 19:26

Uma solenidade mais aberta, com a participação da população, e com o menor índice possível de transtornos para os moradores de Ouro Preto (Região Central do Estado). Essa foi a diretriz defendida na reunião do Conselho da Medalha da Inconfidência, realizada na tarde desta quinta-feira (26/2/15) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Presidido pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), o Conselho da Medalha se reuniu para deliberar sobre assuntos relativos à entrega da condecoração. Ficou definido que a solenidade será, como é de praxe, no dia 21 de abril, em Ouro Preto, pela manhã.

Segundo o presidente Adalclever Lopes, outra mudança, além da busca de uma maior abertura ao público, será a quantidade de medalhas. Conforme as diretrizes do governador Fernando Pimentel, a ideia é entregar neste ano 96 medalhas, número menor que a média de 150 condecorações dos últimos anos. Desse total, uma indicação, no grau Grande Colar, é privativa do governador.

As demais indicações, de acordo com o deputado Durval Ângelo (PT), seriam feitas seguindo a proporção de 25% para a Grande Medalha, 35% para Medalha de Honra e 40% para Medalha da Inconfidência.

História - A Medalha da Inconfidência foi criada pela Lei 882, de 1952, com o objetivo de homenagear os que se distinguiram “pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade”, contribuindo de maneira excepcional para a projeção e valorização de Minas Gerais.

Além da ALMG, estão representados no Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência: o seu chanceler, Cid Veloso; Polícias Civil e Militar, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Ouro Preto, Academia Mineira de Letras, Tribunais de Justiça e de Contas do Estado, Ministério Público, PUC Minas, UFMG e Uemg.