Felipe Attiê condenou o envio pelo atual governo do Estado de substitutivo ao orçamento
Iran Barbosa acha que a oposição na ALMG não se preocupa com questões relevantes para a população
Doutor Jean Freire disse que vai representar politicamente as regiões Nordeste, Norte e Leste
Lafayette avalia que a diferença entre o orçamento enviado e as finanças se deve à gestão do Governo Federal

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 25/2/15

Oposição critica PT por não colocar orçamento na pauta; governo responde que peça não reflete a situação atual.

25/02/2015 - 19:52

Orçamento 1
O deputado Felipe Attiê (PP) criticou a postura do PT de não colocar em votação o projeto da Lei Orçamentária (LOA). Ele também lembrou que o orçamento não é impositivo, é apenas uma previsão e que a Lei Orçamentária está em consonância com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Ainda segundo o parlamentar, a distância entre os números do orçamento e as receitas realmente auferidas pelo Estado decorre do baixo crescimento do País e do aumento da inflação. Attiê condenou o envio pelo atual governo do Estado de um substitutivo ao orçamento. Em vez disso, ele defendeu que Pimentel faça uso de créditos suplementares e especiais, que dão ao governo uma margem de manobra de cerca de 10% sobre o valor total do orçamento. Em aparte, o deputado Deiró Marra (PR) comunicou sua eleição à presidência da Comissão de Transporte e comentou sobre a greve nacional dos caminhoneiros.

 

Oposição
O deputado Iran Barbosa (PMDB) criticou a atuação da oposição na ALMG. Depois de citar que atuou por seis anos como vereador de oposição em Belo Horizonte, ele valorizou esse lado do Parlamento, mas disse ter se decepcionado com as discussões no Plenário da Assembleia. Segundo Iran, a oposição tem se preocupado apenas com questões partidárias e pessoais, em vez de debater questões relevantes para a população. “Como vereador de BH, toda vez que eu subia na tribuna não era para falar mal do prefeito. E sim, para cobrar a solução de problemas da cidade”, disse. Para ele, até agora não houve discussão sobre os projetos da reforma administrativa. Nesse sentido, defendeu a investigação sobre as benesses concedidas pelo Estado ao consórcio Minas Arena. “A reforma do Mineirão custou em reais mais do que um estádio novo em euros”, disse. Em aparte, o deputado Rogério Corrêa (PT) disse que o orçamento enviado em 2014 não condiz com a realidade atual do Estado.

 

Jequitinhonha
O deputado Doutor Jean Freire (PT) afirmou que, com muita alegria e entusiasmo, assume o primeiro mandato na ALMG. Agradeceu os 52.315 votos recebidos e disse que sua candidatura surgiu para representar politicamente as regiões Nordeste, Norte e Leste de Minas. O parlamentar lembrou sua infância pobre em Itaobim (Vale do Jequitinhonha) e a dificuldade para se formar em medicina. Segundo ele, os Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Norte de Minas sempre foram relegados a último plano em termos de investimentos do Estado. Ele acredita que essas regiões só conseguiram se desenvolver um pouco mais nos últimos anos graças aos programas federais como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Luz para Todos e a construção de barragens. Doutor Jean criticou também a obra do mineroduto no Norte de Minas, defendendo uma estrada de ferro em seu lugar. Ele foi aparteado pelo deputado Cristiano Silveira (PT).

 

Orçamento 2
O deputado Lafayette de Andrada (PSDB) culpou o PT por não ter votado o orçamento na ALMG. “Queremos votar o orçamento; o PSDB e o nosso bloco estão propondo requerimento para que o presidente coloque o orçamento na pauta”, afirmou. O parlamentar também disse, que desde o mês de setembro o orçamento do governo anterior foi encaminhado para votação. Ele avaliou que o descasamento entre o orçamento já enviado e as finanças do Estado se deve à administração incompetente do Governo Federal, que tem provocado o encolhimento da economia, com a consequente queda na arrecadação de tributos. O deputado Felipe Attiê apoiou a fala de Lafayette. Já o deputado Gustavo Valadares (PSDB) reforçou a necessidade de exigir que se cumpra o requerimento solicitando a inclusão do orçamento na pauta do Plenário. Em outro aparte, o deputado Wander Borges (PSB) avaliou que os deputados cometeram um erro em não votar o orçamento na última legislatura.


 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.