Panorama debate a crise hídrica no Brasil

Programa da TV Assembleia, que vai ao ar às 8h30, discute também, esta semana, os perigos dos raios.

23/02/2015 - 12:24

A Agricultura e a crise hídrica serão tema do Panorama desta quarta-feira (25/2/15). O programa da TV Assembleia vai ao ar às 8h30 e será reprisado à 1 horas de quinta (26). O Brasil é o maior produtor e exportador de café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar e suco de laranja, além de liderar o ranking das vendas externas de soja e derivados. Os segmentos agrícolas consomem em torno de 70 de cada cem litros de água, usados no país, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A maior parte é destinada à irrigação, apesar de que apenas 8% da área plantada no País é irrigada.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

No estúdio, estão o engenheiro agrônomo e analista ambiental da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faemg), Guilherme Oliveira; e o doutor em irrigação e manejo de recursos hídricos e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig), Fúlvio Simão. Eles falam sobre os impactos da agricultura nos recursos hídricos.

Raios – Antes disso, na terça (24), o Panorama fala sobre o perigo dos raios, um dos fenômenos mais fortes e incontroláveis da natureza. O Brasil é o campeão mundial em incidência de raios, segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe): são 50 milhões todos os anos e, a cada 50 mortes causadas por esse fenômeno anualmente no mundo, uma ocorre no Brasil. Em 2014, foram 98 mortes, também de acordo com o Inpe.

Segundo a Cemig, a incidência de raios em Minas Gerais é uma das maiores do mundo. Em média, ocorrem quatro descargas atmosféricas por km² ao ano, sendo que o índice mundial é inferior a duas descargas.

Quem explica esse fenômeno são o técnico de Planejamento Hidroenergético na área de Meteorologia da Cemig, Geraldo Paixão; e o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da UFMG e Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Descargas Atmosféricas da UFMG em parceria com a Cemig, Silvério Visacro.