Dirceu Ribeiro agradeceu aos cidadãos que o elegeram e parabenizou o governador pela eleição
Marília Campos mostrou-se preocupada com os servidores da educação afetados pela Lei Complementar 100
Emidinho Madeira falou sobre o desenvolvimento de políticas para valorizar produtores rurais
João Vítor Xavier também falou sobre a atuação das empresas mineradoras em Minas
Rogério Correia apontou as principais ações já tomadas pelo atual governo em relação à educação pública

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 11/2/15

As consequências da Lei 100, reflexões sobre rumos partidários, educação e agradecimentos foram alguns temas em debate.

11/02/2015 - 19:14

Agradecimento
O deputado Dirceu Ribeiro (PHS) iniciou seu discurso agradecendo aos cidadãos que o elegeram como parlamentar, pela primeira vez, para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele se disse honrado com a possiblidade de representar toda a população mineira, em especial os habitantes de Ubá e Zona da Mata. Dirceu parabenizou o governador Fernando Pimentel pela eleição e se disse disposto a contribuir com ações e medidas de interesse dos mineiros. Ainda em seu discurso, o deputado fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pelos empresários Vitório Mediolli e Lincoln César Penna Costa, considerando-os de grande importância para o desenvolvimento econômico e social de sua região e do Estado. Em outro momento, Dirceu Ribeiro citou pontos que, segundo ele, merecem atenção nesta legislatura. O aperfeiçoamento de políticas públicas em áreas carentes e os problemas causados pela seca foram alguns exemplos.

 

Lei 100
A deputada Marília Campos (PT) manifestou sua preocupação com os quase cem mil servidores estaduais afetados pela Lei Complementar 100, de 2007, em razão da inconstitucionalidade apontada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "O STF deveria ter garantido a vinculação automática ao INSS dos servidores demitidos, com reconhecimento pleno e imediato de seus direitos", disse. Marília chamou a atenção para a questão previdenciária, lembrando os profissionais que ainda não se aposentaram. A deputada afirmou que já está se reunindo com especialistas em Previdência Social, a fim de buscar alternativas para solucionar o problema. Em apartes, os deputados Cristiano Silveira (PT) e Bonifácio Mourão (PSDB) demonstraram apoio a Marília, enquanto o deputado Wander Borges (PSB) lembrou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 69/14, que sugere alternativas para adiar as demissões. Marília, contudo, ressaltou a necessidade de que a solução seja legalmente válida.

 

Produtores rurais
O deputado Emidinho Madeira (PTdoB) explicou os principais pontos que pretende defender e enfatizar durante a sua primeira legislatura. Citou a importância do desenvolvimento de políticas para a valorização dos produtores rurais do Estado. Emidinho afirmou que possui experiência de trabalho no setor da agricultura, lembrando sua indicação para vice-presidente da Comissão Permanente de Política Agropecuária e Agroindustrial. Outro ponto levantado pelo parlamentar foi a questão da saúde pública. Ele chamou a atenção para a situação das Santas Casas e hospitais públicos de Minas Gerais, que estariam enfrentando dificuldades. Emidinho também citou a segurança pública e disse que irá lutar por melhoria no setor. Por fim, agradeceu os votos dos "66 mil eleitores" que o elegeram. Em aparte, o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) comprimentou o colega e desejou-lhe boas vindas.

 

 

Reflexão
O deputado João Vítor Xavier (PSDB) falou sobre a necessidade de realizar uma reestruturação no seu partido político. Segundo ele, a partir da derrota sofrida nas eleições estaduais, é necessário que haja uma reflexão sobre os rumos do PSDB em Minas. "O PSDB perdeu as eleições por excesso de centralização de poder. E não é nesse partido que eu acredito", disse. João Vítor também demonstrou sua indignação pelo fato de o deputado João Leite não ter sido indicado para o cargo de líder do Bloco Verdade e Coerência. O parlamentar classificou como "inadmissível" e "uma afronta" o PSDB, maior bancada da oposição, ter aberto mão da liderança do bloco. João Vítor falou também sobre a atuação das empresas mineradoras no Estado. Disse que estará vigilante a possíveis medidas de favorecimento ou ações de lobistas do setor da mineração na Assembleia de Minas. Em aparte, o deputado Paulo Lamac (PT) apoiou as declarações do parlamentar.

 

Educação
Após cumprimentar João Vítor Xavier por seu discurso, o deputado Rogério Correia (PT) priorizou assuntos referentes à educação pública no Estado. Ele apontou as principais ações já tomadas pelo atual governo, em contraposição às medidas da administração anterior. Rogério citou a abertura de diálogo com os profissionais da educação, visando estabelecer medidas para implantar o piso salarial dos professores e o desenvolvimento de um plano de carreira. O parlamentar também informou que solicitou ao governador Pimentel maior agilidade na efetivação de mudanças nas Superintendências Regionais de Ensino. Rogério lembrou que reencaminhou o seu projeto que garante anistia aos professores que realizaram a greve de 112 dias. Em aparte, Paulo Lamac (PT) concordou com as declarações do colega, afirmando que avanços já seriam observados na educação e ressaltou a necessidade de atender pedidos de remoção de servidores, se houver disponibilidade de vagas.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.