Nas eleições de 2014, Paulo Guedes (à direita) foi eleito para o terceiro mandato sendo o candidato a deputado estadual mais votado do Estado

Presidente da ALMG participa de posse no Norte de Minas

Deputado Paulo Guedes foi empossado secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas.

04/02/2015 - 14:41 - Atualizado em 04/02/2015 - 17:19

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou, na manhã desta quarta-feira (4/2/15), da solenidade de posse do deputado Paulo Guedes no cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais. A solenidade, que foi realizada no Parque de Exposições de Montes Claros, contou com a presença do governador Fernando Pimentel, de secretários de Estado, prefeitos de 258 municípios da região, além dos deputados Durval Ângelo (PT), Doutor Jean Freire (PT), Carlos Henrique (PRB) e Tadeu Martins Leite (PMDB), empossado na manhã desta quarta (4) como secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana.

Após ser empossado, Paulo Guedes defendeu a necessidade de potencializar programas estaduais e federais, que hoje estão parados ou com atraso em sua execução, além da necessidade de modificar a distribuição de recursos no Estado. A revisão desses aspectos, de acordo com o secretário, vai possibilitar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população do Norte e Nordeste de Minas.

O secretário disse que os recursos previstos no Orçamento do Estado para 2015 (Projeto de Lei (PL) 5.497/14) são insuficientes para diminuir a pobreza na região. Paulo Guedes questionou ainda o repasse do ICMS Ecológico. Segundo ele, grande parte dos recursos estão sendo destinados para cidades mais ricas e poluidoras.

Entre os projetos que devem ser incentivados, Paulo Guedes citou as barragens do Berizal, Congonhas e Mato Verde. Ele destacou também a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida Rural para diminuir o déficit por moradias, além do programa Leite pela Vida, que incentiva a produção familiar e combate a desnutrição e a mortalidade.

Durante a solenidade, o governador Fernando Pimentel destacou o compromisso de seu governo com o desenvolvimento da região e elegeu as barragens como um dos temas prioritários a serem contemplados. “São projetos que existem há anos e não avançam. Por isso, precisamos dar andamento às barragens de Jequitaí, Congonhas e Berizal”, disse. Ele também defendeu a importância de programas federais como o Brasil Alfabetizado e o Água para Todos.

Biografia - Paulo Guedes ingressou na Assembleia Legislativa em 2007 e exerceu dois mandatos. Nesse período, presidiu a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Cipe São Francisco), foi vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e membro efetivo das Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Política Agropecuária e Agroindustrial.

Nas últimas eleições, Paulo Guedes foi o candidato a deputado estadual mais votado do Estado.