A Reunião Ordinária de Plenário foi interrompida para a solenidade de posse dos deputados suplentes
As principais regiões de atuação política da deputada Geisa Teixeira são Sul e Centro-Oeste
O deputado Tony Carlos exerceu seis mandatos de vereador em Uberaba
As regiões Central, Sul e Vale do Jequitinhonha são suas principais regiões de atuação política
A deputada tem formação em História e MBA em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal

Quatro novos deputados tomam posse na Assembleia de Minas

Entre os novos parlamentares, que ocupam vagas abertas por deputados nomeados para secretarias, estão duas mulheres.

04/02/2015 - 17:13

Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (4/2/15), no Plenário, quatro novos deputados tomaram posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os novos integrantes do Parlamento estadual são Geisa Teixeira (PT), Tony Carlos (PMDB), João Alberto (PMDB) e Cristina Corrêa (PT), suplentes pela coligação Minas para Todos. Eles assumem as vagas abertas com a saída de deputados nomeados para secretarias de Estado, aumentando para sete o número de parlamentares da bancada feminina.

Os que se afastaram para ocupar secretarias são os deputados Paulo Guedes (PT), que assume a pasta de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, e seu colega de partido André Quintão, nomeado para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. Além deles, também foram nomeados secretários os deputados Sávio Souza Cruz e Tadeu Martins Leite, ambos do PMDB, que assumem, respectivamente, as pastas de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana.

Para a solenidade de posse, o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), interrompeu a Reunião Ordinária de Plenário. Após a composição da mesa, que contou com representantes dos três Poderes do Estado, e a execução do Hino Nacional, a deputada Geisa Gomes leu o compromisso de posse, prometendo “defender e cumprir as Constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, leal e honradamente, o mandato confiado pelo povo mineiro”. Logo após, assinou o termo de posse, sendo seguida pelos outros três colegas.

Além do presidente Adalclever Lopes e do 1º-secretário Ulysses Gomes (PT), participaram da mesa, entre outras autoridades, os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Ciência e Tecnologia, Miguel Corrêa, o desembargador Herbert Carneiro e o deputado federal Gabriel Guimarães (PT-MG).

Concluída a solenidade, os novos deputados receberam os cumprimentos e foram retomados os trabalhos da Reunião Ordinária. Após atender a pedido de recomposição de quórum, a Mesa anunciou a formação do bloco parlamentar que vai compor a base de sustentação do governo, formado por sete partidos: PT, PMDB, Pros, PRB, PCdoB, PTdoB e PR.

Confira o perfil dos quatro suplentes:

Geisa Teixeira - Atuou na criação de cursos profissionalizantes, oficinas culturais e esportivas e ações de reinserção social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Varginha (Sul de Minas), onde foi presidente da Fundação CDCA (Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente), entre 2001 e 2008. Também trabalhou pela contratação de equipes multidisciplinares nas creches da cidade para que as instituições pudessem receber crianças com deficiência. É graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão de Responsabilidade Social. É viúva do ex-prefeito de Varginha Mauro Teixeira, eleito em 2000 e reeleito em 2004.

 

 

 

 

Tony Carlos - Assumiu o cargo de deputado estadual na ALMG como suplente do deputado José Henrique (PMDB) na 17ª Legislatura (2013-2015). Em Uberaba (Triângulo Mineiro), foi vereador por seis mandatos e coordenador regional do PMDB. Em 1988, quando conquistou o primeiro mandato, foi o vereador mais jovem do País, eleito com apenas 23 anos. É jornalista e radialista.

 

 

 

 

 

 

João Alberto - É advogado e tem forte atuação em temas ligados à juventude, tendo sido conselheiro estadual da Juventude entre 1999 e 2002. Também foi presidente estadual e nacional da juventude do PMDB e atualmente é membro da direção do partido em Minas Gerais. Entre 2004 e 2006, foi secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, e, em 2007, diretor-presidente da Ceasa Minas. Em 2013, atuou como secretário de Produção e Agroenergia do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. João Alberto segue os passos do pai, João Bosco Murta Lages, ex-deputado estadual e conselheiro de Tribunal de Contas do Estado.

 

 

 

Cristina Corrêa - É professora, irmã do deputado federal Miguel Corrêa (PT-MG), que é atualmente secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Atuou como coordenadora de campanha do parlamentar desde o primeiro mandato, a partir de 2007. Com formação em História, tem MBA em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal. É filiada ao PT desde 2005, tendo sido secretária de Formação do partido em Santa Luzia (RMBH).

 

 

 

 

 

Consulte o resultado da reunião.