Léo Portela prometeu lutar em favor da vida e da família e contra as drogas
Gustavo Valadares criticou a mensagem governamental lida na cerimônia de posse dos deputados
A deputada Celise Laviola, que inicia o primeiro mandato, recebeu 57.476 votos
Sargento Rodrigues acha que os critérios de protocolo de desarquivamento de proposições devem ser aperfeiçoados
Cabo Júlio parabenizou Pimentel pelas escolhas para os comandos da PM, dos bombeiros e da Polícia Civil

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 3/2/15

Na primeira Reunião Ordinária da nova legislatura, deputados agradeceram a confiança de seus eleitores.

04/02/2015 - 11:25

Agradecimentos 1
Em seu primeiro discurso na tribuna do Plenário, o deputado Léo Portela (PR) disse que é com muita alegria que começa os trabalhos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ex-subsecretário de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais no governo Antonio Anastasia, ele foi o deputado mais votado do PR, com 54.602 votos. Léo Portela, que é filho do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG), afirmou em seu discurso que se empenhará em buscar a identidade perfeita entre representantes e representados. Também prometeu lutar em favor da vida e da família e contra as drogas. Finalizando, o parlamentar agradeceu aos seus eleitores, aos seus colegas e à Mesa: “Agradeço a todos que confiaram em nosso mandato, em nossa bandeira de lutas. Prometo total empenho, atenção e vigilância constante para que o Estado continue num desenvolvimento e crescimento sustentáveis e, principalmente, com igualdade social e econômica para todos os mineiros”.

 

Críticas
O deputado Gustavo Valadares (PSDB) criticou a mensagem do governador Fernando Pimentel, lida pelo vice-governador Antônio Andrade na cerimônia de posse dos deputados, no domingo (1º). Para o deputado, a mensagem foi “grosseira e mal educada” e não respeitou os 77 parlamentares e o povo mineiro. Após ler alguns trechos da mensagem, o deputado disse que Pimentel não conhece a realidade do Estado. “Não há dúvida de que há muito a percorrer para fazer de Minas Gerais o melhor estado, mas deve-se lembrar que muito foi feito durante esses 12 anos”, ressaltou, em referência ao período de governo do PSDB. Valadares também rebateu as acusações de que o governo anterior teria deixado um grande déficit. Ele assegurou que o bloco de oposição está pronto para mostrar que as últimas três administrações deixaram o Estado em perfeitas condições. Em aparte, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) defendeu os governos de Aécio Neves, Antonio Anastasia e Alberto Pinto Coelho.

 

Agradecimentos 2
Após citar trecho do livro de Isaías, na Bíblia, a deputada Celise Laviola (PMDB), que inicia o primeiro mandato, agradeceu a confiança dos seus 57.476 eleitores e o apoio de seus familiares. “Sei que minha responsabilidade é muito grande, mas vou seguir cumprindo os compromissos assumidos e fazendo tudo para não decepcionar vocês, que são os donos do nosso mandato”, destacou. Ela rendeu, também, homenagens ao pai, José Laviola, e ao cunhado José Henrique, ambos ex-deputados da ALMG e já falecidos. Muito emocionada, a parlamentar disse, ainda, que passou por momentos difíceis e que contou com o apoio do presidente da ALMG, Adalclever Lopes (PMDB), do ex-presidente da Casa, Dinis Pinheiro (PSDB), dos colegas da Assembleia e da bancada do PMDB. Em aparte, os deputados Carlos Pimenta (PDT), Glaycon Franco (PTN), João Leite (PSDB) e Rogério Correia (PT) parabenizaram a deputada. Os dois primeiros também manifestaram apreço pela família Laviola.

 

Desarquivamento
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) criticou as atuais regras de desarquivamento de projetos da legislatura anterior. Segundo o parlamentar, elas permitiram que um único deputado desarquivasse cerca de 1,2 mil proposições, o que foge ao princípio da razoabilidade. Além disso, Sargento Rodrigues destacou que, atualmente, são servidores do Poder Legislativo, e não a Mesa da ALMG, que definem os procedimentos de protocolo de recebimento de projetos. Na opinião dele, a Mesa deve editar uma nova resolução aperfeiçoando esses critérios de protocolo. Nesse sentido, Rodrigues defendeu que cada deputado tenha um percentual de projetos que possa desarquivar. Em aparte, o deputado João Vítor Xavier (PSDB) também criticou a possibilidade de um único deputado desarquivar quase todos os projetos, em prejuízo dos demais parlamentares. Outro tema tratado por Sargento Rodrigues foi a segurança pública; ele se disse indignado com a morte de policiais mineiros.

 

 

Segurança pública
O deputado Cabo Júlio (PMDB) parabenizou o governador pelas escolhas das chefias da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ele disse que, na segunda-feira (2), Fernando Pimentel autorizou a convocação de todos os excedentes dos cursos de formação da PM. “A atenção que o governador deu à Policia Militar deve ser ressaltada”, declarou. Cabo Júlio também cobrou algumas medidas para melhoria da qualidade de vida dos servidores da segurança: diminuição do tempo de promoção na PM, criação de força-tarefa com membros das polícias para desvendar crimes relacionados a funcionários públicos, resgate da dignidade da Polícia Civil e aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros. Em aparte, o deputado Rogério Corrêa (PT) apoiou o pronunciamento de Cabo Júlio. Os deputados Carlos Pimenta (PDT), Léo Portela (PR) e Durval Ângelo (PT) parabenizaram Pimentel pela escolha do secretário de Defesa Social, Bernardo Santana.

 

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.