Durante a cerimônia de posse na Assembleia, Fernando Pimentel prometeu um governo mais acessível e transparente
No Plenário, Pimentel e Andrade foram saudados por cadetes da Polícia Militar

Fernando Pimentel promete governo participativo

Cerimônia de posse do governador contou com a presença de diversos parlamentares e outras autoridades.

01/01/2015 - 11:34

O compromisso de avançar na construção de um governo participativo foi destacado pelo governador Fernando Pimentel (PT) durante a cerimônia de posse realizada nesta quinta-feira (1º/1/15) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A cerimônia, conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), contou com a presença de diversos parlamentares e outras autoridades. Também foi empossado o vice-governador Antônio Andrade (PMDB).

“A interação, a conexão, a convergência e a colaboração não podem ser conceitos que existem na prática de todos, menos na prática dos governos. O nosso grande desafio é tirar o governo do isolamento, de uma política antiquada. Temos que abrir a administração, ouvir os mineiros, modernizar a plataforma social chamada governo", salientou Pimentel. Ele também prometeu um governo mais acessível e transparente. “Quanto mais o governo se abre, mais se fortalece”, enfatizou.

O novo governador ainda destacou a importância da cerimônia de posse da Assembleia. “Não é um ato protocolar, mas sim o resultado da democracia”, destacou. Pimentel enfatizou ainda que, no prazo de 90 dias, será apresentado um balanço objetivo sobre a situação do Estado. Ele acrescentou que o governo fará anualmente esses balanços para aumentar a transparência.

Na cerimônia, foi exibido um vídeo que abordou um pouco da trajetória política de Pimentel, seu trabalho e expectativas. Ele destacou nesse vídeo a importância da construção coletiva e da participação popular e ainda a sua experiência à frente da Prefeitura de Belo Horizonte. “Governar é construir consensos”, salientou.

O presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, desejou ao novo governador sucesso na condução do Estado nos próximos quatros anos. Ele salientou ainda que a ALMG tem continuamente buscado mecanismos para se aproximar mais da sociedade, o que tem ecoado na produção legislativa.

Mesa – Também compuseram a mesa da cerimônia os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges; o 1º-vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Caldeira Brant; o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt; a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; os deputados federais Reginaldo Lopes (PT-MG) e Mauro Lopes (PMDB-MG); o presidente eleito da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Wellington Magalhães (PTN); e o 2º-secretário da ALMG, deputado Neider Moreira (PSD).

Governador e vice são recepcionados por comitiva

Fernando Pimentel e Antônio Andrade chegaram à ALMG pelo Hall das Bandeiras, passaram pelos dragões da Inconfidência e foram recepcionados por uma comitiva composta pelos deputados Ivair Nogueira, Adalclever Lopes e Sávio Souza Cruz (todos do PMDB); Durval Ângelo, Ulysses Gomes e Adelmo Carneiro Leão (todos do PT); Tiago Ulisses e Hely Tarqüinio (ambos do PV); e Bosco (PTdoB). Em seguida, eles passaram por prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras municipais e vereadores e se dirigiram ao Plenário.

No Plenário, Pimentel e Andrade foram saudados por cadetes da Polícia Militar, que empunharam o espadim Tiradentes, que simboliza a honra e a dignidade. O rapper mineiro Flávio Renegado executou o Hino Nacional. Na solenidade, o governador e o vice entregaram ao presidente da ALMG suas declarações de bens. Em seguida, foi firmado o compromisso constitucional, com leitura do termo de posse, que foi assinado pelo novo governador e seu vice.

Depois, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, declarou Fernando Pimentel e Antônio Andrade empossados e lhes entregou uma placa com o texto do compromisso constitucional prestado por ambos. Eles receberam ainda exemplares das Constituições Federal e Estadual. Ao final da cerimônia, Pimentel e seu vice deixaram o Plenário passando pela cúpula de aço formada por cadetes do Corpo de Bombeiros.

Novo governador foi prefeito de BH e ministro do Desenvolvimento

Fernando Pimentel nasceu em Belo Horizonte em 1951. Economista e professor universitário, foi eleito prefeito de Belo Horizonte para o mandato de 2005 a 2008 pelo PT, partido que ajudou a fundar.

Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre 2011 e 2014, quando deixou o cargo para iniciar sua pré-campanha para governador. Com 52% dos votos válidos, foi eleito governador de Minas Gerais no 1º turno, vencendo o candidato Pimenta da Veiga (PSDB).

Vice-governador - Natural de Patos de Minas (Alto Paranaíba), Antônio Andrade é produtor rural e engenheiro civil. Filiado ao PMDB desde 1987, foi prefeito de Vazante (Noroeste de Minas) de 1989 a 1992. Elegeu-se consecutivamente deputado estadual em 1994, 1998 e 2002. Foi 1º-secretário da ALMG de 2003 a 2006.

Em 2006, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2012. Em 2013, tornou-se ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.