Balanço institucional resume trabalho da ALMG para cidadãos

Documento, disponível no Portal, estimula a sociedade a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Legislativo estadual.

22/12/2014 - 10:23

Já está publicado no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o balanço institucional das atividades do Legislativo em 2014. O documento, que possui gráficos e ilustrações, traz também um capítulo com os resultados da 17ª Legislatura (2011 a 2015).

A cada ano, a Assembleia procura dar ao seu relatório institucional um formato cada vez mais apropriado ao consumo do público externo para que a população se sinta estimulada a conhecer o trabalho desenvolvido no Legislativo estadual. Um dos capítulos, o de monitoramento das políticas públicas, planejamento e orçamento, por exemplo, começa com uma definição do que é política pública, com ilustração sobre o ciclo da política pública.

Mais que mostrar apenas números, o objetivo é explicar como a ALMG atua nas diversas etapas desse ciclo: participa na identificação de um problema público, na conformação da agenda, na deliberação sobre a melhor alternativa para o enfrentamento da questão e no acompanhamento da implementação da política concebida para solucioná-la. O site Políticas Públicas ao Seu Alcance, criado em 2013, tornou-se uma importante ferramenta para o exercício do controle público por parte da sociedade civil e também ganhou destaque no relatório.

“Encerramos este ciclo com a sensação de dever cumprido. Ao longo desses quatro anos, a Assembleia avançou em todas as áreas em que se propôs investir: do enfrentamento das desigualdades, dando voz aos mineiros menos favorecidos, até o compromisso com a austeridade e a transparência”, afirmou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP).