Seleção para curso de especialização abre em fevereiro

Candidatos podem se inscrever de 2 de fevereiro a 9 de março. A prova de seleção será realizada no dia 13 de março.

17/12/2014 - 15:00

A Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) abrirá, a partir de 2 de fevereiro de 2015, as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização Poder Legislativo e Políticas Públicas. A edição de 2015 terá duas opções de áreas de concentração: “Comunicação pública” e “Estado e instituições democráticas”, além de 13 disciplinas do núcleo comum. Serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 para servidores da ALMG e as demais abertas ao público interessado.

As inscrições se estendem até 9 de março. Os candidatos deverão apresentar a ficha de inscrição impressa e preenchida; uma foto 3x4; cópia de documento de identidade; breve currículo profissional; e justificativa, em duas laudas, da importância de realização do curso para o desempenho de suas atividades profissionais.

O processo de seleção incluirá uma prova escrita a ser realizada no dia 13 de março, das 14 às 17 horas, na ELE, com base no texto do professor Luís Felipe Miguel, disponível na internet, intitulado “A representação política em 3D: elementos para uma teoria ampliada da representação política”. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de março e as aulas terão início no dia 10 de abril de 2015.

Curso aborda o papel do Legislativo

O esforço da Assembleia para garantir a oferta do curso, com conteúdos específicos de interesse do Legislativo, justifica-se pela importância da formação de profissionais qualificados, com conhecimento e competências fundamentais para auxiliar o Parlamento nas suas ações. A atividade tem contribuído também para a produção e disseminação de conhecimentos sobre o Parlamento. Ao longo do curso, são oferecidas palestras abertas ao público sobre temáticas relacionadas ao papel do Poder Legislativo na elaboração e no monitoramento de políticas públicas.

Essa é a quinta edição da especialização. Já foram concluídas as atividades das turmas de 2011, 2012 e 2013, com cerca de 60 alunos certificados pela Escola, conforme autorização do Conselho Estadual de Educação.