Parecer sobre o Orçamento é distribuído em avulso
Nova reunião para analisar o projeto está convocada para a noite desta quinta-feira (18).
18/12/2014 - 19:29Em reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) ampliada com membros das demais comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na tarde desta quinta-feira (18/12/14), foram distribuídos avulsos (cópias) do parecer de turno único sobre o Projeto de Lei (PL) 5.497/14, do governador, que contém o Orçamento do Estado para 2015.
O presidente da comissão e relator, deputado Zé Maia (PSDB), opinou pela aprovação da proposição com 439 emendas e pela rejeição de outras 95. A comissão tem reunião convocada para as 20h35 desta quinta-feira (18) para votar o parecer.
Para o próximo ano, o Orçamento do Estado prevê receitas e despesas de R$ 91,02 bilhões, valor 6,3% maior que o de 2014. O Orçamento total é formado pelos orçamentos fiscal e de investimento das empresas controladas pelo Estado, além das receitas e despesas intraorçamentárias.
O orçamento fiscal se refere aos Três Poderes e órgãos da administração pública direta e indireta, e foi estimado em R$ 72,43 bilhões, o que representa um crescimento real de 4,47% em relação a 2014.
Quanto às receitas e despesas intraorçamentárias, foi estimado um crescimento de 15,77%, passando de R$ 9,43 bilhões (2014) para R$ 10,9 bilhões (2015). Essas receitas e despesas são aplicações diretas decorrentes de operações entre órgãos, fundos e entidades integrantes do orçamento fiscal.
Já o orçamento de investimento das empresas controladas pelo Estado será 12,62% maior no próximo ano, passando de R$ 6,8 bilhões para R$ 7,66 bilhões. A maior parte desses investimentos é realizada pela duas principais empresas estatais - Cemig e Copasa.
Arrecadação – A arrecadação do próximo ano foi estimada utilizando-se como parâmetros a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3% e inflação anual de 5%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Esses parâmetros divergem dos calculados pelo mercado, de acordo com o relatório Focus do Banco Central de novembro. Segundo esse documento, as projeções de inflação para 2015, medidas pelo IPCA e pelo IGP-DI, atingem 6,4% e 5,57%, respectivamente. Quanto ao crescimento do PIB, a estimativa é de 0,8% para o próximo ano.
Crescem gastos com segurança e saúde
Nas despesas estimadas para 2015, foi previsto um aumento significativo dos gastos com segurança pública e saúde, de 84% e 34%, respectivamente. A despesa total prevista para 2015 é de R$ 72,43 bilhões, descontando daí as despesas intraorçamentárias, estimadas em R$ 10,93 bilhões.
Da despesa total, R$ 30,69 bilhões são de recursos ordinários e R$ 41,74 bilhões de recursos vinculados, o que evidencia o grande montante de despesas com obrigações constitucionais e legais. Na comparação com o Orçamento 2014, as despesas com recursos ordinários e vinculados terão aumentos da ordem de 16% e 5%, respectivamente.
Veja no quadro abaixo as despesas programadas por grupo em 2014 e 2015:
Tipo de despesas |
Orçamento 2014 |
Orçamento 2015 |
Variação anual |
Participação no total de despesas |
Despesas Correntes |
57.972.075 |
62.278.474 |
7,43% |
85,99% |
Pessoal e Encargos Sociais |
32.404.891 |
34.684.340 |
7,03%
|
47,89% |
Juros e Encargos da Dívida |
2.872.033 |
3.244.975 |
12,99% |
4,48% |
Outras Despesas Correntes |
22.695.151 |
24.349.159 |
7,29% |
33,62% |
Custeio |
10.616.251 |
11.617.157 |
9,43% |
16,04% |
Transferências Constitucionais aos Municípios |
12.078.900 |
12.732.002 |
5,41% |
17,58% |
Despesas de Capital |
10.709.431 |
9.498.287 |
-11,31% |
13,11% |
Investimentos |
6.264.656 |
6.195.251 |
-1,11% |
8,55% |
Inversões Financeiras |
2.077.285 |
628.174 |
-69,76% |
0,87% |
Amortização da Dívida |
2.367.490 |
2.674.862 |
12,98% |
3,69% |
Reserva de Contingência |
646.165 |
650.522 |
0,67% |
0,90% |
Educação, PM e previdência representam 56% dos gastos com pessoal
Entre as despesas correntes, aquelas com pessoal e encargos sociais são as mais representativas - somam 47,89% da despesa fiscal. O crescimento real em relação a 2014 é de 7,03%.
A tabela abaixo detalha as despesas com pessoal e encargos sociais, organizada por Poder e órgão. Para o Executivo, foram explicitados os órgãos que concentram a maior parte dos gastos: a Secretaria de Estado de Educação, a Polícia Militar e o Fundo Financeiro de Previdência (Funfip), que respondem juntos por 56,15% dos gastos com pessoal. Os demais órgãos do Executivo somam 26,13% dos gastos.
O Poder Judiciário é responsável por 10,36% dos gastos com pessoal; o Poder Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas, representa outros 4,08%; e o Ministério Público responde por 3,28% da despesa com pessoal.
Nas despesas com pessoal estão incluídos os gastos com a previdência dos inativos.
-
Despesa do Grupo Pessoal e Encargos Sociais por Poder
Valores Atualizados (em R$ mil)Poder/Órgão
Orçamento 2014
Orçamento 2015
Variação anual
Participação no total de despesas com pessoal
EXECUTIVO
26.664.726
28.538.579
7,03%
82,28%
Funfip
6.933.367
7.406.677
6,83%
21,35%
Secretaria de Estado de Educação
6.813.295
5.855.704
-14,05%
16,88%
Polícia Militar
5.754.005
6.214.443
8,00%
17,92%
Ativos e encargos
2.488.626
1.884.225
-24,29%
5,43%
Inativos
3.265.379
4.330.218
32,61%
12,48%
Demais órgãos
7.164.059
9.061.755
26,49%
26,13%
JUDICIÁRIO
3.326.149
3.594.681
8,07%
10,36%
Tribunal de Justiça
3.287.858
3.557.760
8,21%
10,26%
Ativos e encargos
2.356.135
2.559.080
8,61%
7,38%
Inativos
931.722
998.681
7,19%
2,88%
Tribunal de Justiça Militar
38.292
36.920
-3,58%
0,11%
Ativos e encargos
26.767
25.326
-5,38%
0,07%
Inativos
11.525
11.595
0,60%
0,03%
MINISTÉRIO PÚBLICO
1.052.333
1.137.058
8,05%
3,28%
Ativos e encargos
849.946
853.725
0,44%
2,46%
Inativos
202.388
283.333
40,00%
0,82%
LEGISLATIVO
1.361.684
1.414.022
3,84%
4,08%
Assembleia Legislativa
907.092
875.988
-3,43%
2,53%
Ativos e encargos
593.144
551.055
-7,10%
1,59%
Inativos
313.948
324.932
3,50%
0,94%
Tribunal de Contas
454.592
538.035
18,36%
1,55%
Ativos e encargos
326.789
390.429
19,47%
1,13%
Inativos
127.803
147.605
15,49%
0,43%
Todos os Poderes
32.404.893
34.684.340
7,03%
100,00%
Fonte: Projetos de Lei Orçamentária 2014 e 2015.
Notas: 1 – Não foram consideradas despesas intraorçamentárias;
2 – Valores atualizados com base nos parâmetros macroeconômicos constantes na Lei de Diretrizes Orçamentárias de Minas Gerais para 2015;
3 – A coluna Variação Anual refere-se à variação da despesa prevista para 2015 em relação à prevista para 2014. A coluna Participação refere-se ao percentual da despesa com pessoal do
Poder em questão na despesa total com pessoal prevista para 2015.
Na comparação da proposta orçamentária para 2015 com o Orçamento 2014, as despesas com pessoal e encargos sociais terão um crescimento real de 7,03%. Essas despesas terão aumento de 7,03% no Poder Executivo, 8,07% no Judiciário, 8,05% no Ministério Público e 3,84% no Poder Legislativo.
Os gastos com pessoal inativo (somados os pensionistas) terão aumento de 15,49% em 2015. Por sua vez, os juros e encargos da dívida estadual, que correspondem a 4,48% da despesa total de 2015, apresentam crescimento de 12,99% em relação a 2014.
Transferências aos municípios - O segundo grupo mais representativo - outras despesas correntes - corresponde a 33,62% da despesa fiscal, apresentando um crescimento de 7,29% em relação a 2014.
As transferências aos municípios, decorrentes de determinação constitucional, são constituídas de parcelas de impostos como ICMS, IPVA, IPI e Cide, além da dívida ativa e multas e juros de mora do ICMS e IPVA. Essas últimas são responsáveis por 17,58% dos gastos, e terão crescimento real de 5,41% em 2015.
Já no subgrupo custeio, que representa o custo operacional da implementação das políticas públicas pela administração estadual (responsável por 16,04% da despesa total), o crescimento em relação a 2014 é da ordem de 9,43%.
Nas despesas de capital (que representam 13,11% do gasto global), prevê-se o aumento de 12,98% das despesas com amortização da dívida pública e a redução de 69,76% das inversões financeiras. Está projetada a redução de R$ 1,11 bilhão na capitalização dos recursos de contribuição previdenciária do Fundo de Previdência do Estado de Minas Gerais (Funpemg), extinto ao final de 2013, e de outros R$ 560 milhões na transferência de recursos do Estado para empresas estatais.
As despesas de capital são aquelas realizadas para formar ou adquirir ativos reais, abrangendo, entre outras ações: planejamento e execução de obras, compra de instalações, equipamentos, material permanente, títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer natureza, bem como as amortizações de dívida e concessões de empréstimos.
Limites constitucionais e legais
A obrigatoriedade de aplicação de recursos em áreas relevantes e a restrição do gasto em áreas sensíveis para o equilíbrio fiscal são determinadas por dispositivos constitucionais e legais. Essas aplicações e restrições devem ser observadas na lei orçamentária.
Educação – Os gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino estão estimados em R$ 10,35 bilhões, o que representa 25,04% da receita de impostos considerada para o cálculo. O percentual mínimo previsto pela Constituição Federal para aplicação dos Estados na educação é de 25%.
Saúde – Os gastos com ações e serviços públicos de saúde foram estimados em R$ 4,96 bilhões, representando 12% da receita de impostos e transferências consideradas para o cálculo. Esse é o percentual mínimo de aplicação na saúde pelos Estados, estabelecido pela Constituição Federal.
Despesas com pessoal - A despesa com pessoal projetada para 2015 é de R$ 27,51 bilhões, representando 51,43% da Receita Corrente Líquida (RCL). Os gastos dos Três Poderes, com suas respectivas participações na RCL, estão previstos conforme o quadro abaixo:
Poder |
Previsão (valores em R$ mil) |
Participação na RCL (%) |
Limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (percentual da RCL) |
Legislativo (inclusive TCE) |
1.068.639 |
2,00% |
3,00% |
Judiciário |
2.911.378 |
5,44% |
6,00% |
Ministério Público |
915.777 |
1,71% |
2,00% |
Executivo |
22.618.554 |
42,28% |
49,00% |
Total – Todos os Poderes |
27.514.348 |
51,43% |
60,00% |
Receita Corrente Líquida |
53.502.183 |
||
Fonte: Projetos de Lei Orçamentária 2014 e 2015. |
Com maior endividamento, receitas de capital têm queda
Da receita total de R$ 83,35 bilhões projetada para 2015, a maior parte (R$ 76,91 bilhões) é formada pelas receitas correntes, que terão acréscimo de 6% na comparação com 2014. As receitas correntes são aquelas que se esgotam no período de um ano, destacando-se entre elas as receitas tributárias.
A tabela abaixo mostra a distribuição das receitas no Orçamento de 2015:
-
Descrição da receita
(Valores em R$ mil)Orçamento 2014
Orçamento 2015
Variação anual (%)
Participação (%)
Receitas Correntes
72.556.957
76.914.915
6,01%
92,27%
Receitas de Capital *
4.513.914
3.551.528
-21,32%
4,26%
Receita Intraorçamentária
9.439.365
10.927.706
15,77%
13,11%
Deduções da Receita Corrente **
-7.743.200
-8.039.161
3,82%
-9,64%
Total
78.767.036
83.354.989
5,82%
100,00%
Fonte: Projetos de Lei Orçamentária 2014 e 2015
Observações:
* As Receitas de Capital são as provenientes de: operações de crédito (empréstimo e financiamentos), alienações de bens (venda de bens e alienação de direitos), amortizações de empréstimos concedidos (retorno de valores emprestados a outros órgãos), transferências de capital (recursos recebidos de outras entidades, destinados à aquisição de bens); e outras receitas de capitais (receitas não especificadas na lei e o superávit do orçamento corrente).
A redução de 21,32% na estimativa para 2015 das Receitas de Capital se deve principalmente à redução das operações de crédito.
** As deduções da Receita Corrente correspondem aos valores repassados pelo Estado ao Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ele é composto, principalmente, pelas parcelas das receitas de: tributos estaduais ICMS, IPVA e ITCD; Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Fundo de Participação dos Estados (FPE), respectivamente, tributo e fundo federais, que têm parte repassada aos Estados, os quais por sua vez, repassam ao Fundeb.
ICMS e receitas tributárias - Nas receitas correntes, o item de maior expressão é a receita tributária, que representa 61,54% do total previsto para 2015. Em valores atualizados pela inflação prevista no período, prevê-se crescimento de 5,46% na comparação com 2014.
O principal componente da receita tributária é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que representa 81,2% dessa receita e 49,97% da receita total do Estado. A estimativa é de que a arrecadação do ICMS seja 4,74% maior que em 2014, alcançando R$ 41,65 bilhões em 2015. Quanto ao Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), prevê-se crescimento real de 9,36% na arrecadação, na comparação com 2014.
Veja no quadro abaixo o detalhamento da distribuição da receita fiscal:
Descrição da receita |
Orçamento 2014 |
Orçamento 2015 |
Variação anual (%) |
Participação (%) |
Receitas Correntes |
72.556.957 |
76.914.915 |
6,01% |
92,27% |
Receita Tributária |
48.639.312 |
51.297.029 |
5,46% |
61,54% |
ICMS |
39.767.104 |
41.652.149 |
4,74% |
49,97% |
IPVA |
3.459.775 |
3.783.497 |
9,36% |
4,54% |
Imposto de Renda Retido na Fonte |
2.408.786 |
2.552.340 |
5,96% |
3,06% |
Taxas |
2.399.663 |
2.684.661 |
11,88% |
3,22% |
ITCD |
603.985 |
624.382 |
3,38% |
0,75% |
Transferências Correntes |
14.011.069 |
14.514.462 |
3,59% |
17,41% |
Receita Patrimonial |
4.414.322 |
4.769.857 |
8,05% |
5,72% |
Receita de Contribuições |
2.922.929 |
3.392.122 |
16,05% |
4,07% |
Outras Receitas Correntes |
1.638.274 |
1.822.314 |
11,23% |
2,19% |
Receitas de Serviços |
585.677 |
626.547 |
6,98% |
0,75% |
Receita Industrial |
339.261 |
487.687 |
43,75% |
0,59% |
Receita Agropecuária |
6.112 |
4.897 |
-19,88% |
0,01% |
Fonte: Projetos de Lei Orçamentária 2014 e 2015. |