João Leite criticou a obstrução da pauta na ALMG
Gustavo Corrêa é contrário a alterações na LDO no Congresso
Sargento Rodrigues abordou projetos sobre segurança pública

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 4/12/14

Deputados abordaram o impasse entre a situação e a oposição e projetos referentes à segurança pública no País.

04/12/2014 - 19:32

Votações 1
O deputado João Leite (PSDB) afirmou que o grupo da situação continua aguardando a votação dos projetos em pauta no Plenário. O parlamentar lembrou que ontem a Reunião Ordinária foi interrompida por quase duas horas em busca de entendimentos, mas que não foi possível dar prosseguimento aos trabalhos. O parlamentar classificou como inaceitável o atual impasse e, no seu entendimento, a estratégia da oposição de obstruir a pauta. João Leite questionou se o PT é contra o Projeto de Lei (PL) 5.592/14, do governador, que reajusta o salário dos servdores do Executivo. “O PT tem que explicar se é contra esse reajuste abaixo da inflação aos servidores. Se não é, venha aqui e prove”, conclamou. Ele também enalteceu o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), pela possiblildiade de corte na remuneração dos deputados faltosos. João Leite finalizou seu discurso se dizendo envergonhado e acusando o governador e o vice eleitos de estarem mandando na Assembleia.

 

Votações 2
O deputado Gustavo Corrêa (DEM) cumprimentou todos os presentes e foi mais um a criticar a obstrução da pauta na Assembleia. Ele afirmou que é uma constante da oposição não permitir que os projetos sejam votados. Corrêa afirmou que os deputados da oposição são contra propostas que sempre defenderam, em especial as que dizem respeito à política remuneratória, e apontou o que ele classifica como uma grande contradição. Em seguida, o deputado focou o seu discurso nas discussões em torno da Lei Orçamentária Anual no Congresso Nacional. Segundo ele, o Governo Federal tem se utilizado de atos sujos para rever as metas de superávit. Corrêa criticou em especial a proposta de aumento no valor das emendas parlamentares para, nas suas palavras, comprar o apoio de congressistas. “Eles perderam o respeito pela democracia”, afirmou. Para o deputado, o Congresso se rendeu de joelhos ao atual governo.

   

Segurança pública
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) criticou duramente o PL 256/05, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que disciplina o uso de equipamentos por parte dos agentes de segurança pública no País. Rodrigues afirmou que muitos deputados e senadores parecem não compreender a atual situação da segurança pública e questionou como a polícia poderá enfrentar a criminalidade sem equipamentos necessários. O parlamentar disse não ter dúvidas de que a presidente Dilma Rousseff irá sancioná-lo e destacou que os maiores prejudicados serão os cidadãos. Sargento Rodrigues também criticou o PL 4.471/12, do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), que cria regras para a apuração de mortes e lesões corporais decorrentes das ações de agentes do Estado. Segundo o deputado, a proposição “coloca a polícia no banco dos réus”. Rodrigues alegou que nenhum policial vai querer trabalhar no País, uma vez que, segundo o deputado, o militar que atirar em legítima defesa, por exemplo, terá que responder a inquérito policial.

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.